GCM de Tatuí divulga solução de 5 ocorrências ‘relevantes’

Ações entre dias 10 e 11 têm Muralha Digital como suporte

Ações têm Muralha Digital como fundamental (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

A Guarda Civil Municipal (GCM de Tatuí), na semana anterior, registrou a solução de cinco ocorrências apontadas como relevantes em diferentes regiões da cidade.

Entre os dias 10 e 11 (quarta-feira e quinta-feira), três ocorrências foram solucionadas em menos de 24 horas, duas delas com apoio direto da Muralha Digital.

Na quarta-feira, por volta das 14h25, a GCM foi acionada para atender a um furto em andamento na vila Santa Helena. Três indivíduos estavam empurrando uma moto pela rua Cândido José de Oliveira quando foram identificados e acompanhados por um agente que estava nas proximidades.

Um adolescente de 15 anos acabou apreendido, confessou o ato infracional e foi conduzido ao DP Central, para registro do caso. A moto acabou devolvida ao proprietário.

Já na madrugada de quinta-feira, um disparo da Muralha Digital indicou um veículo com registro de furto, no Jardim Santa Rita de Cássia. As equipes o localizaram na rua Teófilo Andrade Gama e abordaram o condutor, que não ofereceu resistência.

O motorista relatou desconhecer o alerta e informou “estar em processo de separação”, suspeitando que a ex-esposa pudesse ter registrado o boletim por ciúmes. O caso foi encaminhado ao plantão policial, que elaborou boletim de localização e apreensão do veículo para averiguação.

Ainda na quinta-feira, às 12h22, o sistema de reconhecimento facial da Muralha Digital identificou um procurado pela Justiça nas proximidades da Praça da Matriz.

O homem, de 38 anos, foi abordado, passou por avaliação médica na UPA e acabou conduzido ao plantão policial, onde permaneceu à disposição do Judiciário.

Fim de semana

Já no sábado da semana passada, 13, à noite, uma ação da GCM de Tatuí resultou em “expressiva” apreensão de drogas na vila Angélica.

Durante a ocorrência, foram localizadas mais de 3.000 porções de entorpecentes – incluindo maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas -, além de dinheiro em espécie, aparelho celular, munição, balanças de precisão e diversos materiais utilizados para preparo, fracionamento e embalagem das substâncias.

Um adolescente foi apreendido por ato infracional e encaminhado às autoridades competentes.

Já no domingo, 14, pela manhã, a GCM atendeu a uma ocorrência de roubo no centro da cidade, nas proximidades da Paróquia Sagrada Família. A vítima relatou ter sido abordada mediante ameaça com arma de fogo, com o roubo de um aparelho celular e dinheiro.

Com apoio do monitoramento e informações repassadas em tempo real, a autora foi localizada nas imediações da praça Paulo Setúbal (Praça do Barão).

Durante a abordagem, foram recuperados o celular, o dinheiro e um simulacro de arma de fogo. A suspeita acabou conduzida à Central de Flagrantes, onde permaneceu à disposição da Justiça.

“A prefeitura de Tatuí reforça que os resultados alcançados refletem o investimento contínuo em segurança pública, na capacitação das equipes e na integração entre tecnologia e atuação operacional. A GCM segue atuando de forma preventiva e ostensiva, garantindo mais segurança e tranquilidade à população”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo.