Termo de liberação para novos acessos a Tatuí pela SP-127 tem assinatura na quinta

Ato oficializa o início de projeto de infraestrutura (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

Nesta quinta-feira, 4, às 14h30, será realizada a cerimônia de assinatura do termo de liberação para as obras dos novos acessos a Tatuí pela da rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), nos quilômetros 110, 113 e 115 – “um marco para a mobilidade e o desenvolvimento do município”, conforme acentuado pela comunicação do Executivo.

A ação é promovida pela prefeitura de Tatuí, com apoio das empresas Ellenco Empreendimentos e Moura Leite Loteamentos, e oficializa o início de “um dos projetos de infraestrutura mais aguardados pela população”.

O evento contará com a presença confirmada do secretário de Parcerias em Investimentos do governo do estado de São Paulo, Rafael Benini, além de deputados estaduais e federais que acompanharam e apoiaram o avanço do projeto.

Há também a possibilidade de participação do vice-governador Felicio Ramuth e do governador Tarcísio de Freitas, conforme suas agendas oficiais, “reforçando a relevância regional das intervenções que serão iniciadas”, ainda segundo divulgado.

A cerimônia acontecerá no Anel Viário “Guaraci de Oliveira”. O portão de entrada para o local do evento estará posicionado a cerca de 500 metros do início do anel viário.

Obras aguardadas por mais de 30 anos

As obras dos novos trevos de acesso foram oficialmente autorizadas pela deliberação da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) número 617, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 11 de novembro de 2025. O documento permite o começo das remodelações de interseção em três pontos estratégicos da SP-127:

No km 110, trevo do anel viário/Guardian, com ligação à SP-129 e à rodovia Castelo Branco; no km 113, acesso principal pela avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, próximo ao Spani Atacadista; e km 115, trecho próximo ao fórum.

“As melhorias vão ampliar a segurança viária, a fluidez do tráfego e a capacidade de escoamento da produção industrial, além de facilitar o deslocamento de moradores e visitantes”, celebra a municipalidade.

“Trata-se de uma demanda histórica da população e fundamental para o desenvolvimento urbano de Tatuí”, acrescenta o serviço de comunicação.

Articulação técnica e institucional

O início das obras tem sido informado como “fruto de intensas tratativas” conduzidas pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, em parceria com o deputado estadual Ricardo Madalena, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp, além do suporte técnico da Artesp e da concessionária CCR SPVias.

“Estamos falando de uma obra aguardada há mais de 30 anos, que agora se torna realidade. Esses novos trevos vão transformar a mobilidade da cidade, trazer mais segurança e abrir novos caminhos para o desenvolvimento de Tatuí. É um momento histórico para todos nós”, declarou o prefeito Miguel.

Marco oficial

A assinatura do termo nesta quinta-feira, 4, está sendo apontado como “o passo oficial e definitivo para o começo das intervenções”. “Mais do que obras de infraestrutura, os novos acessos simbolizam uma conquista que impulsiona o futuro de Tatuí e reforça seu papel como polo regional em expansão”, conclui a assessoria de comunicação do Executivo.