Tatuí recebe oficina gratuita da Orquestra Tatuiana de Berimbaus

Da redação

A Escola de Capoeira Cruzeiro do Sul Tatuí realiza, deste dia 1º a 4 de dezembro, das 19h às 21h, a oficina Orquestra Tatuiana de Berimbaus, conduzida pelo capoeirista e educador mestre Lablak.

A iniciativa, que integra o projeto Orquestra de Berimbaus de Tatuí, voltado para a valorização da cultura afrobrasileira. Ao longo dos encontros, os participantes terão contato com toques tradicionais, cantos e fundamentos culturais do instrumento que simboliza resistência, identidade e ancestralidade.

A proposta contempla a formação coletiva de uma pequena orquestra — um experimento artístico que amplia a percepção do berimbau para além da roda de capoeira e o coloca como protagonista de uma experiência musical inédita na cidade.

Segundo Lablak, “o projeto evidencia a força da cultura viva”. “O berimbau é mais do que o som. É memória, é luta, é ensinamento. Quando a comunidade se reúne para tocar, construir e aprender, a gente fortalece nossa história e cria vínculo com aquilo que nos mantém de pé”, afirma.

A oficina acontece no Projeto Senna (rua Ernesto Nazaré, 191 – Jardim Planalto). As vagas são limitadas a 20 pessoas, e a participação inclui a apresentação final marcada para 18 de dezembro, às 19h, aberta ao público.

A Orquestra de Berimbau de Tatuí foi contemplada pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do governo federal e prefeitura de Tatuí, e conta com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.