“Escrevivência” leva cantigas de capoeira para crianças de Tatuí

Foto: Freepik
Da redação

Nestes dias 1º e 3 de dezembro, das 19h às 21h, o Projeto Senna recebe a oficina “Escrevivência Tatuiana”, conduzida pela jornalista, atriz e pesquisadora Rafaele Breves. A atividade é voltada para crianças e adolescentes de até 13 anos. Não é necessária inscrição.

Inspirada no conceito de “escrevivência”, de Conceição Evaristo – “escrita que nasce do corpo, da memória e das marcas deixadas pela vida”, conforme divulgado -, a oficina “convida as crianças a olharem para suas próprias histórias e para os traços da cultura tatuiana que atravessam o cotidiano: o bairro, a rua de terra, os sotaques, os encontros, a casa da avó, a praça onde se brinca, os sons que formam a cidade”.

“As memórias individuais e coletivas ganham ainda um diálogo especial com o poema ‘Alma Caipira’, de Paulo Setúbal, autor tatuiano cuja obra retrata com delicadeza a identidade cabocla e o imaginário da região”, segue a divulgação.

A partir desse repertório afetivo, cada participante será convidado a transformar essas narrativas em músicas e cantigas de capoeira, “conectando literatura, oralidade, corpo e ritmo, pilares fundamentais da cultura afrobrasileira”.

“Quando uma criança escreve a própria história, ela descobre que a sua vida é importante. E quando transforma essa memória em música, ela entende que a cultura também é resistência”, afirma Rafaele.

A oficina propõe “um encontro de criatividade, identidade e pertencimento, valorizando a potência das infâncias negras, indígenas e periféricas e fortalecendo o vínculo das novas gerações com a história do município”.

O projeto “Escrevivência Tatuiana” foi contemplada pelo Edital do 4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, na categoria literatura.

SERVIÇO

Oficina Escrevivência Tatuiana – Para crianças e adolescentes até 13 anos
Datas: 1 e 3 de dezembro
Horário: 19h às 21h
Local: Projeto Senna – R. Ernesto Nazaré, 191, Jardim Planalto, Tatuí
Atividade gratuita – sem necessidade de inscrição