Terminada a revitalização da praça do Parque San Raphael de Tatuí

Mudanças são ideia dos alunos da Emef ‘João Florêncio’

Recuperação da quadra de areia está entre as revitalizações (foto: AC prefeitura)
Da redação

A revitalização da praça do Parque San Raphael de Tatuí, idealizada pelos alunos da Emef “João Florêncio”, pertencente à rede municipal de educação e vencedora do concurso “Nosso Futuro Verde 2025”, foi entregue nesta quinta-feira, 27.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo, “marcou um importante avanço nas ações de sustentabilidade e protagonismo estudantil promovidas pela prefeitura de Tatuí”.

O concurso, organizado pelas secretarias da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com o Sítio do Carroção, tem como objetivo incentivar práticas de sustentabilidade, criatividade, responsabilidade socioambiental e protagonismo estudantil.

De acordo com a professora formadora do Núcleo Pedagógico, Gabriela Helena Soares, o projeto exerce impacto direto na educação ambiental dos alunos, “despertando senso de pertencimento”.

Ela declara que os estudantes passam a cuidar do espaço que eles mesmos idealizaram, “reforçando a responsabilidade e o engajamento com os moradores”.

Desde o começo da iniciativa, mais de 1.270 alunos participaram do desenvolvimento de propostas voltadas ao meio ambiente, “vivenciando experiências que integraram conhecimento ambiental, criatividade e soluções reais para a cidade”.

Durante os meses de maio e junho, uma turma de cada escola participou de atividades pedagógicas no Sítio do Carroção, “aprofundando conteúdos que contribuíram diretamente para a elaboração dos projetos apresentados”.

Como vencedora desta edição, a Emef “João Florêncio” desenvolveu uma proposta de requalificação completa da praça do Parque San Raphael.

A revitalização incluiu limpeza geral, poda de árvores, pintura, plantio de mudas e a recuperação da quadra de areia, que voltou a estar apta para atividades esportivas dos moradores.

“Todo o conceito da nova praça foi elaborado pelos próprios estudantes, garantindo que o espaço revitalizado refletisse as necessidades e desejo da população local”, contou a assessoria da prefeitura.

A cerimônia de entrega da revitalização teve a presença de diversas autoridades municipais, entre elas, o vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu (Republicanos); o presidente da Câmara Municipal, Renan Cortez (MDB), e os demais vereadores Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD), Alex Leite Mota (União), José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos) e Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD).

Também participaram os secretários municipais: Rosângela Aparecida Domingues Fernandes da Silva (Educação), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Marcel Jonas Soares dos Santos (Zeladoria e Serviços Urbanos), João Francisco de Lima Filho (Obras e Infraestrutura), Carlos Eduardo Alvarenga Viana (Assistência e Desenvolvimento Social) e Luis Donizetti Vaz Junior (Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação).

A secretária da Educação, Rosângela, comentou sobre a importância da iniciativa, afirmando que “este é um momento de gratidão e de celebração da união entre educação, sustentabilidade e cidadania”.

Segundo ela, o concurso nasceu no início do ano, com o intuito de integrar pedagogia, práticas ambientais e aprendizado real – parceria que se fortaleceu por meio do apoio do Sítio do Carroção.

Rosângela acentuou que “a visita ao Sítio do Carroção não representa apenas um passeio ou atividade isolada, mas uma imersão prática que transforma a visão dos alunos sobre o meio ambiente e o papel de cada um na construção de uma cidade mais sustentável”.

Além da escola vencedora, também se destacaram nesta edição a Emef “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes” e a Emef “Prof. José Galvão Sobrinho”. A ação contou com apoio da Magna Tintas e de Tiaguinho da Areia, que contribuíram diretamente para a execução das melhorias no local. “O Sítio do Carroção desempenhou papel fundamental na condução pedagógica do concurso, reforçando a integração entre teoria e prática”, emenda a assessoria.

“A nova praça simboliza o avanço das políticas públicas voltadas ao meio ambiente, ao aprendizado e ao envolvimento dos estudantes na construção da cidade”, declara o setor de imprensa.

“O concurso ‘Nosso Futuro Verde’ será permanente e fará parte das ações pedagógicas anuais, com expansão programada para 2026 – fortalecendo o compromisso da prefeitura de Tatuí com a sustentabilidade, a educação ambiental e a formação cidadã das futuras gerações”, finaliza.