Programação religiosa e cultural da Festa da Padroeira de Tatuí começa dia 29

Atividades na igreja e praça da Matriz envolvem visitantes e romarias

Diversas atividades acontecem na Matriz e na praça (Foto: Adriana Almeida Ventura)
Da redação

A partir deste sábado, 29, têm início as festividades em honra à Imaculada Conceição, a Padroeira de Tatuí. A “Festa da Padroeira Mavsa”, promovida pela Basílica Nossa Senhora da Conceição, tem dez dias de atividades religiosas e festivas no templo e na Praça da Matriz, envolvendo comunidade, visitantes e romarias de paróquias locais.

A novena preparatória abre a programação no dia 29 e segue até 7 de dezembro, com missas às 19h30, de segunda-feira a sexta-feira, e às 19h, aos sábados e domingos (exceto no último dia, quando será celebrada às 18h).

A abertura tem um momento especial: a recepção da imagem original da Padroeira, restaurada e reintegrada ao templo, em celebração presidida pelo bispo emérito de Itapetininga, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

Durante o novenário, os fiéis são convidados a levar flores para ofertar à Mãe Imaculada, além de participar do terço que antecederá diariamente as missas, sempre 40 minutos antes.

No dia 7 de dezembro, último da novena, a missa das 18h será seguida de uma procissão luminosa pela região central, conduzindo a imagem de Nossa Senhora até o recinto da festa para o encerramento da noite.

O feriado municipal de 8 de dezembro, Dia da Padroeira, terá três celebrações principais: às 8h, missa; às 10h, missa presidida pelo bispo da Diocese de Itapetininga, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, com a presença do clero de Tatuí e rito de consagração pessoal a Nossa Senhora; e às 18h, a missa solene presidida pelo reitor da basílica, padre Rogério Pereira, com coroação da Imaculada Conceição e adoração ao Santíssimo Sacramento, na Praça da Matriz.

Festa na praça

A programação recreativa, que tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, será realizada de 3 a 8 de dezembro (quarta a segunda-feira), em uma estrutura coberta instalada na Praça da Matriz – modelo semelhante ao utilizado na Feira do Doce, “garantindo conforto e melhor circulação do público”.

O espaço reunirá barracas com artigos religiosos e opções gastronômicas variadas, como minipizzas, crepes, doces, pastéis, bolinhos de frango e de bacalhau, lanche de pernil, churrasco, suco de laranja, refrigerantes e água. O funcionamento será das 16h às 22h, na quarta-feira e quinta-feira, e das 9h às 22h, de sexta-feira a segunda-feira.

A agenda musical ocupará diariamente o coreto da praça. Entre os destaques, está o show gratuito de Flávio Vitor Júnior, no dia 6 (sábado), às 20h30.

Cantor e compositor de música católica, ele tem se apresentado em diversos eventos religiosos pelo Brasil, com canções, como “Príncipe da Paz” e “Acaso Não Sabeis?”.

A programação também inclui apresentações de artistas locais, grupos religiosos, bandas convidadas e grupos do Conservatório de Tatuí.

Dia 3 (quarta-feira), às 17h, há o Ministério de Música do Grupo de Jovens Tunac (Paróquia Sagrada Família) e, às 20h30, New Boys Acústico.

Dia 4 (quinta-feira), às 17h, Bia Sbruzzi e, às 20h30, Aruan e Edgar. Dia 5 (sexta-feira), às 15h, Big Band do Conservatório de Tatuí e, às 20h30, Pedro Paulo e banda.

Dia 6 (sábado), às 11h, é a vez da Banda Municipal Nossa Senhora da Piedade, de Bofete, e, às 20h30, show de Flávio Vitor Júnior. Dia 7 (domingo), às 14h, Ministério de Música Infinita Misericórdia (Santuário São José Operário), às 16h30, Eder Paulino e Leandro, e, às 20h, Ministério Conectados em Deus.

Dia 8 (segunda-feira, feriado), às 15h, as atrações são o Grupo de Viola Alma Cabocla e, às 20h, o Ministério Desperta, com momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A programação ainda inclui um “Show de Prêmios” no dia 6 (sábado), às 15h, com cartelas vendidas a R$ 30 na própria basílica, valendo cinco rodadas principais e extras durante a tarde.

Parceria

A edição 2025 tem o apoio institucional do Mavsa Resort. De acordo com os organizadores, a parceria, que nomeia o evento como “Festa da Padroeira Mavsa”, tem caráter colaborativo e de apoio, “preservando integralmente o sentido religioso da festa e a devoção à Imaculada Conceição, que continua sendo o centro e o motivo de todas as celebrações”.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, também apoia a parte recreativa, estrutura e logística, “contribuindo para que o evento receba com qualidade a população e visitantes”.