
Da redação
O possível Centro de Hemodiálise de Tatuí deu mais um passo nesta semana com a retomada oficial do processo para a ativação. Em reunião realizada entre os representantes da Secretaria de Saúde da prefeitura, os responsáveis técnicos da clínica, apoiadores da causa, a representante do mandato do deputado federal Carlos Alberto Rolim Zarattini (PT) e do deputado estadual Antônio Donato (PT), Glaucia Moura, e a representante dos pacientes, Carla Moura, foi formalizada a reorganização do projeto e a definição de prazos e ações necessárias para que o serviço entre em funcionamento.
No encontro, foi criado um grupo de trabalho que ficará responsável por acompanhar cada etapa do processo, “visando garantir transparência, organização técnica e continuidade dos procedimentos”.
A clínica responsável, representada pelo nefrologista Alcyr Weller Ferrari, assumiu o compromisso de protocolar até o dia 19 de dezembro o pedido de alvará junto à Vigilância Sanitária – documento essencial para o início das operações.
Para essa primeira fase, o plano técnico deverá considerar, inicialmente, o atendimento a 20 pacientes, possibilitando o início do registro de dados e a construção da série histórica necessária ao credenciamento definitivo.
Na reunião, foi também recomendada, à clínica, a antecipação do agendamento de encontros com a direção da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e com o Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, uma vez que ambos os serviços não estão vinculados diretamente à Secretaria de Saúde.
“Esses encontros são considerados estratégicos para alinhar pontos técnicos que possam influenciar no processo de credenciamento”, informou a assessoria de comunicação da prefeitura, via nota à imprensa.
Também ficou agendada, para a próxima terça-feira, 25, às 15h, uma reunião entre a equipe técnica da Secretaria de Saúde e representantes da clínica, com o objetivo de orientação sobre toda a documentação necessária à obtenção do Alvará/LTA, garantindo “segurança jurídica e cumprimento dos protocolos regulatórios”.
O centro
O espaço físico do Centro de Hemodiálise, instalado em uma área total de 5.200 metros quadrados, conta com 2.140 metros quadrados de área construída e estrutura projetada “para se tornar referência nacional em hemodiálise e diálise peritoneal”.
O local abriga sala equipada com estação de purificação e tratamento de água – considerada o “coração da clínica” -, que funcionará 24 horas por dia, com sistema automatizado e moderno gerador para assegurar o atendimento contínuo em caso de queda de energia.
Além das áreas técnicas, o projeto inclui espaços humanizados voltados ao acolhimento dos pacientes e familiares, como um centro de convivência e uma cozinha experimental.
“Com esta mobilização, o município avança para consolidar um serviço essencial para dezenas de pacientes de Tatuí e região que hoje precisam se deslocar a outras cidades para tratamento”, cita a assessoria.
“A prefeitura municipal seguirá acompanhando todas as etapas e reforça que a retomada desse projeto representa um compromisso com a dignidade, a saúde e a qualidade de vida da população”, finaliza.







