“Arte da Consciência Negra” denomina Mostra no MIS Tatuí

Iniciativa une arte, educação e consciência social (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Inspirado no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o projeto “Arte da Consciência Negra – Somos todos as cores da história”, desenvolvido em parceria pelo Núcleo Educativo do Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e pela Escola Projeto “Senna em Ação” – ambos da prefeitura -, tem o objetivo de “valorizar a diversidade, o respeito e o protagonismo negro por meio da arte e da educação”.

“A iniciativa proporcionou aos alunos uma experiência artística e educativa que estimula a criatividade e o pensamento crítico sobre a igualdade racial e a valorização das diferenças”, aponta a assessoria de comunicação do Executivo.

Sob a orientação da professora Elisa de Souza, as crianças participaram de rodas de conversa, contação de histórias e atividades reflexivas voltadas à cultura e à história afrobrasileira.

Em seguida, os estudantes expressaram o aprendizado por meio de desenhos e colagens, utilizando materiais simples e recicláveis, como feijão, rolos de papel, botões, lã e tecidos coloridos para representar a pluralidade e a beleza do povo brasileiro. O resultado desse processo está em exposição no Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”.

A mostra segue aberta ao público até o dia 10 de dezembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Grupos e escolas podem agendar visitas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail educativo.paulosetubal@gmail.com.

O Memorial do Rugby fica na avenida São Carlos, esquina com a avenida João Batista Correia Campos (marginal do Manduca), ao lado da prefeitura de Tatuí.