População convidada a responder sobre o turismo no estado

Levantamento objetiva opinião dos cidadãos (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

Pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a prefeitura convida os moradores do município a participarem da sexta edição da Pesquisa de Percepção do Turismo, realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens, do governo do estado de São Paulo (Setur).

O levantamento tem como objetivo conhecer a opinião dos cidadãos sobre o turismo local e regional e está disponível para respostas até o dia 31 de janeiro de 2026.

Aberta a todos os moradores, a pesquisa é feita de forma totalmente online, podendo ser respondida no link https://bit.ly/PERCEPCAO25-26.

“O formulário leva apenas alguns minutos para ser preenchido, e as respostas são fundamentais para orientar políticas públicas e ações voltadas ao fortalecimento do turismo sustentável nas cidades paulistas”, conforme acentuado pela assessoria de comunicação do Executivo.

De acordo com a Setur, somente os municípios que alcançarem pelo menos 200 respostas terão acesso aos resultados individualizados. Cidades com menor número de participações poderão visualizar apenas os dados regionais.

“Por isso, o engajamento da população é essencial para que Tatuí tenha uma amostra representativa”, ressalta a comunicação.

Na edição anterior, mais de 30 mil moradores de 438 municípios paulistas participaram da iniciativa, que se tornou referência no setor.

De acordo com o secretário estadual do Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, a pesquisa “é um importante indicador da sustentabilidade do turismo nas cidades, pois traz a visão do morador sobre os impactos econômicos, ambientais e socioculturais da atividade”.

“A partir dos resultados, os gestores podem identificar o que deve ser mantido e o que precisa de aprimoramento nas políticas públicas voltadas ao setor”, segue ele.

A Secretaria de Turismo de Tatuí reforça o convite para que “todos participem e contribuam com o desenvolvimento do turismo local, respondendo à pesquisa e divulgando o link entre familiares e amigos”.