Conservatório de Tatuí inscreve a cursos profissionalizantes de música e teatro

Instituição anuncia vagas para mais de 60 habilitações gratuitas em 2026

Estudantes de sopros MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí (Foto: Peterson Paes/Arquivo Conservatório de Tatuí)
Da redação

O Conservatório de Tatuí está oferecendo cursos em diferentes modalidades, com opções para pessoas de todas as idades, nas áreas de música erudita, música popular, artes cênicas e educação musical.

Além dos tradicionais cursos regulares, de longa duração, voltados à qualificação profissional para jovens, a escola também traz novos cursos livres anuais e cursos de especialização com dois a três anos de duração.

Todos são inteiramente gratuitos, isentos de qualquer tipo de taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade. As pessoas interessadas podem se inscrever por meio do site do Conservatório até 30 de novembro.

Conforme divulgado em nota à imprensa nesta semana, “depois do sucesso deste ano, com o preenchimento de 95% das vagas, o processo seletivo de estudantes 2026 traz uma ótima novidade: a ampliação dos cursos livres anuais, com o lançamento de sete novas habilitações – cinco delas na área musical e duas na área teatral”.

Na área da música, os novos temas são introdução à leitura musical”, banda de sopros e percussão, introdução ao canto lírico, conjunto de cordas dedilhadas e prática coletiva de cordas friccionadas.

Esses, além dos cursos já existentes, de introdução ao violão (oferecido em Tatuí e no Polo São José do Rio Pardo), Introdução ao canto popular e percussão popular coletivo. Com duração de 1 ano, estas habilitações são destinadas a adultos a partir de 18 anos, sem limite de idade para ingresso.

Os cursos livres anuais de instrumentos e canto terão encontros semanais e carga horária de 120 a 160 minutos, com aulas presenciais realizadas período noturno ou aos sábados, conforme o tema.

Já a introdução à leitura musical será ministrada de forma virtual, com datas e horários a serem definidos. A seleção será feita por meio de sorteio, transmitido ao vivo no canal do Conservatório de Tatuí no YouTube.

Teatro

Na área de artes cênicas, os dois novos cursos livres anuais são: iniciação teatral para adolescentes e iniciação teatral para adultos. Com o objetivo de promover uma introdução e experimentação à linguagem cênica, ambos serão ministrados aos sábados, com duração de um ano e carga horária semanal de três horas.

Além desses, também estão abertas inscrições para quatro cursos regulares de artes cênicas. Voltado para introdução do público infantil à linguagem do teatro, o curso de iniciação teatral para crianças é destinado ao público entre oito e dez anos de idade.

A escola oferece turmas em três turnos diferentes, com opções para o período matutino, vespertino e aos sábados, com três horas/aula semanais. A permanência de estudantes nesta habilitação pode ser de um a três anos.

As aulas são ministradas por docentes de diversos segmentos das artes da cena, “oferecendo uma formação que amplia o aprendizado e estimula o exercício da linguagem cênica para além do teatro”, aponta a comunicação da instituição.

A habilitação de teatro para adolescentes é destinada ao público entre 11 e 17 anos. Para essa formação, há a divisão em duas turmas: o Ateliê I contempla estudantes de 11 a 13 anos; já o Ateliê II é voltado para jovens de 14 a 17 anos.

Também com o intuito de ampliar o aprendizado e exercício da linguagem cênica, o curso prevê formação continuada, que pode durar de um a sete anos, conforme a idade de ingresso. São realizados dois encontros semanais, com três horas cada.

Outra habilitação oferecida é o curso de artes cênicas, destinado ao público adulto, com idade a partir de 18 anos, que oferece uma “formação teatral progressiva e aprofundada”.

Entre os aspectos e linguagens, a habilitação inclui oficinas técnicas em temas diversos, como cenografia, iluminação e outros. O curso tem duração de 3 anos e meio, sendo que o último período é dedicado à produção de um espetáculo, sob orientação do corpo docente. A carga horária é de 15 horas semanais, com encontros diários de segunda-feira a sexta-feira.

Há vagas também para o curso “visualidades da cena”, uma formação progressiva destinada ao público adulto, a partir de 18 anos.

“A habilitação proporciona conhecimentos amplos que possibilitam à turma compreender, desenvolver e executar projetos visuais que compõem um espetáculo cênico”, segundo informado.

Com quatro semestres de duração, as pessoas participantes terão acesso a temas como visagismo, cenografia, figurino, história da encenação, iluminação e mais. A grade curricular contempla três encontros semanais, com três horas de duração cada.

Música erudita

Na área de música erudita, o Conservatório de Tatuí também oferece dezenas de cursos regulares de formação continuada, com vagas para pessoas com ou sem conhecimento musical.

Estas habilitações são dedicadas à formação profissionalizante para jovens de 8 a 25 anos e contemplam desde o canto lírico até diferentes instrumentos musicais, como: acordeão, clarinete, contrabaixo acústico, eufônio, fagote, flauta transversal, harpa, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo.

A área engloba, ainda, cursos do setor de performance história, voltado para o ensino de instrumentos e estilos musicais da chamada “música antiga” com instrumentos como o cravo, fortepiano, viola da gamba e flauta doce, além de viola, violino e violoncelo barrocos.

Além das vagas oferecidas nas unidades de Tatuí, o Conservatório mantém um polo na cidade de São José do Rio Pardo, onde são disponibilizados os cursos de canto lírico, clarinete, contrabaixo acústico, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo.

Música popular

Na área de música popular, o Conservatório de Tatuí abre inscrições para instrumentos e canto nos setores de MPB/jazz (acordeão, bateria, canto popular, clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, saxofone, guitarra, trombone, trompete, percussão, piano e violão), choro (bandolim, cavaquinho, flauta transversal, percussão e violão 7 cordas) e música raiz (viola caipira).

Com duração de cinco a nove anos, as habilitações também são dedicadas à formação profissionalizante para jovens com idade entre oito e 25 anos, conforme a habilitação. Os cursos de música popular são oferecidos apenas nas unidades de Tatuí.

Educação musical

O Conservatório de Tatuí também oferece cursos que preparam educadores e músicos para ensinar música para outros estudantes. Na modalidade regular, o curso de formação em educação musical é voltado a docentes da rede oficial de ensino e musicistas em geral que tenham interesse em conhecer os procedimentos da musicalização infantil, métodos e práticas pedagógicas facilitadoras do exercício da profissão.

O curso tem duração de dois anos e, para 2026, serão abertas quatro turmas: terça à tarde, terça à noite, sexta de manhã ou sexta à tarde. A carga horária semanal é de 200 minutos, com algumas aulas online ou presenciais aos sábados de manhã. Para inscrever-se, é necessário ter o ensino médio completo.

A instituição também oferece o curso de especialização em musicografia Braille, dedicado à educação musical inclusiva. Com foco em estudantes, profissionais e docentes de música, o curso engloba disciplinas que abarcam conhecimentos específicos referentes à deficiência visual, aquisição da leitura e escrita no sistema musicográfico (Braille), bem como transcrições de partituras.

Além de estudos e reflexões dialógicas referentes às metodologias de ensino, as atividades práticas pedagógicas contemplam adaptações e adequações de materiais por meio das tecnologias assistivas a serem desenvolvidas no Núcleo de Apoio Pedagógico do Conservatório de Tatuí.

O curso tem duração de dois anos, com aulas presenciais às sextas-feiras e carga semanal de três horas. Para inscrever-se, é necessário ter ensino médio completo e conhecimento básico de teoria musical.

Especialização

O Conservatório de Tatuí também oferece habilitações de especialização. Entre os destaques, está o curso de teatro musical – o primeiro com formação continuada neste segmento oferecido por uma escola pública no interior paulista.

As vagas são para a formação da segunda turma do curso, que tem dois anos de duração e é direcionado para pessoas com mais de 18 anos que já tenham experiência prévia em canto e/ou teatro.

A grade curricular inclui disciplinas práticas e teóricas dedicadas ao desenvolvimento de habilidades que vão desde a atuação, noção musical até a cenografia.

Já na área de música, a instituição dispõe de mais três especializações: luteria, iniciação à regência e viola caipira. O curso de luteria recebe estudantes a partir de 16 anos, tem três anos de duração, com aulas presenciais em Tatuí.

Sua premissa é preparar jovens para o mercado de trabalho focado na construção artesanal, manutenção e restauração de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). A habilitação conta com encontros presenciais de segunda a sexta e carga horária semanal de 20 horas.

A habilitação de iniciação à regência tem duração de dois anos e capacita estudantes para o exercício da regência, direção e preparação de grupos instrumentais ou vocais, profissionais ou amadores, nas áreas orquestral, coral e de banda sinfônica.

As aulas são presenciais, ministradas em Tatuí. As inscrições são voltadas para pessoas com idade a partir de 16 anos e é necessário ter conhecimento musical compatível com o nível avançado dos cursos do Conservatório de Tatuí.

Por fim, o setor de música popular oferece especialização em viola caipira. Com dois anos de duração, a habilitação é destinada a músicos a partir de 18 anos que tenham interesse em tocar e aprender sobre a diversidade cultural do instrumento no Brasil.

O curso é presencial e, para ingressar, é necessário ter conhecimento musical prévio em algum instrumento de cordas dedilhadas – viola caipira, violão, cavaquinho, guitarra, entre outros – e que seja compatível com o nível intermediário da instituição.

Critérios de seleção

O processo de seleção varia conforme o curso e o perfil da pessoa inscrita. Nos cursos livres anuais e cursos para iniciantes/pessoas sem conhecimento, as vagas são distribuídas por sorteio.

Na área de artes cênicas, as pessoas inscritas para os cursos artes cênicas, visualidades da cena e teatro musical deverão participar de triagem presencial, uma aula-entrevista.

Já nos cursos de música, a seleção de pessoas com conhecimento musical poderá ser feita de duas formas: em uma apresentação presencial para a banca avaliadora ou de forma virtual para residentes de cidades acima de 200 quilômetros de distância – neste segundo caso, a pessoa inscrita deverá enviar, no ato da inscrição, uma gravação em vídeo cantando ou tocando a obra escolhida.

“É importante observar que os critérios de admissão variam bastante de um curso para outro, por isso, a instituição recomenda que as pessoas interessadas leiam atentamente os editais antes de efetuar a inscrição”, acentua a assessoria de comunicação do CDMCC.

O Conservatório de Tatuí mantém em seus processos seletivos ações afirmativas. Dentre elas, há distribuição de 50% das vagas destinadas à ampla concorrência e 50% reservadas a estudantes vindos de escolas públicas. Além disso, a instituição disponibiliza reserva de 5% do total de vagas para pessoas com deficiência (PCD).

Para sanar dúvidas sobre o processo seletivo ou os editais, a organização disponibiliza e-mails para contato: processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br (cursos em Tatuí) ou secretaria.polo@conservatoriodetatui.org.br (cursos no Polo São José do Rio Pardo).