Reforma do Portal da Cidade de Tatuí é finalizada

Empresário Frederico Von Ihering Azevedo adianta futuros investimentos no município

Portal de cidade de Tatuí
Da reportagem

A reforma do “Portal da Cidade” de Tatuí, localizado na avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, foi finalizada. A estrutura, reformada e revitalizada, recebeu melhorias estéticas e funcionais por iniciativa do empresário Frederico Von Ihering Azevedo, em parceria com o Polo Industrial de Tatuí e o Grupo Von Ihering.

Idealizador e viabilizador da obra, Azevedo antecipou ao jornal O Progresso de Tatuí que, agora, após a conclusão da reforma, pretende ampliar ainda mais os investimentos no município. Segundo ele, há novos projetos urbanísticos, industriais e habitacionais programados para os próximos anos.

“Quero trazer o máximo de investimentos e indústrias para o município. A ideia é criar um novo bairro, moderno, com vias rápidas de acesso, e realizar todo o prolongamento que completará o rodoanel da cidade”, afirmou o empresário.

Ele explicou que o projeto prevê uma ligação desde a estrada dos Fragas, passando por trás do aeroporto, até a estrada Antônio Romano Schincariol — onde está sendo estudada a construção de uma ponte em parceria com uma concessionária e a iniciativa privada.

“Com essa obra, ligaremos a outra via próxima ao fórum, fechando o rodoanel de Tatuí, o que vai tirar o trânsito de caminhões do centro e melhorar significativamente a mobilidade em bairros como Jardim Aeroporto e Jardim Gonzaga”, acrescentou.

Entre os principais planos, Azevedo também falou sobre a criação de um “bairro inteligente”, batizado de Fazenda Primavera. O projeto deve ser desenvolvido em quatro fases, ao longo de cerca de dez anos.

“A primeira fase deve começar no final deste ano ou no início do próximo, com cerca de 600 casas, lagos e uma arborização maravilhosa. Será uma área muito bonita e planejada, pensada para o bem-estar das pessoas”, explicou.

A iniciativa é em conjunto com a Kéke Empreendimentos. “Queremos construir 2.800 lotes de 200 metros quadrados, com casas prontas, de forma rápida e acessível. O comprador poderá financiar o lote e a casa pelo programa Minha Casa, Minha Vida ou pela própria empresa, em até cem parcelas. É um projeto inovador, em uma região com muita natureza, lagos e áreas de lazer”, destacou.

“Também acredito que o aeroporto da cidade pode ganhar um novo impulso, talvez por meio de uma parceria público-privada ou nova concessão, para se tornar um aeroporto municipal bem administrado”, completou.

O empresário lembrou que a ligação da família com Tatuí “vem de longa data”. “Minha história aqui começou há mais de 20 anos, dando continuidade ao trabalho do meu pai, que desenvolveu a região da vila Prudente e vila Ema, em São Paulo”, iniciou.

“Após o falecimento dele, há 16 anos, segui seu legado. Ele tinha o sonho de criar um bairro em Tatuí semelhante ao que fez lá — bem planejado, com vias rápidas, acesso facilitado e próximo a empregos e transporte”, contou.

Azevedo também adiantou que está negociando a instalação de novas empresas no Polo Industrial de Tatuí. “Estamos assinando, ainda nesta semana ou na próxima, com uma empresa do mesmo segmento da antiga Rontan. Em breve, ela será anunciada oficialmente, com previsão inicial de cem empregos diretos e possibilidade de expansão”, frisou. O empresário declarou estar empenhado em trazer mais indústrias para o município, em parceria com a prefeitura.

Além dos projetos em Tatuí, Azevedo contou que o grupo empresarial dele tem expandido as atividades na capital paulista. “Neste ano, adquirimos o terreno da antiga sede do Grupo Pão de Açúcar, com 5.400 metros quadrados. Em setembro, lançamos 56 apartamentos de alto padrão, de 300 a 720 metros quadrados, e, em outubro, um novo empreendimento, com 750 apartamentos, de 30 a 121 metros quadrados”, relatou.

“Esse empreendimento nasce com um hipermercado e um BTS (“build-to-suit”) que estamos fazendo com o Grupo Pão de Açúcar. O projeto se chamará Parque Vila Ema, localizado em frente à estação Oratório”, completou.

Portal de entrada
Sobre o Portal da Cidade, o empresário contou que decidiu “adotar” uma praça e reformar o espaço como forma de homenagear o pai e a cidade.

“Achava muito triste que a Cidade Ternura, com um polo industrial promissor e tanto potencial, não tivesse uma entrada bonita. Meu pai, que amava Tatuí, esteve no município por mais de 50 anos e tinha o sonho de trazer mais indústrias para cá. Quis homenageá-lo com essa obra”, contou Azevedo.

O portal, inaugurado em 2018, foi custeado integralmente pelo grupo empresariam de Azevedo, que também mantém até hoje os serviços de manutenção, jardinagem, troca de lâmpadas e reposição de fiação.

A recente reforma, segundo o empresário, foi motivada pela implantação de um novo sistema de monitoramento com câmeras – inclusive, de reconhecimento facial -, instalado em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coordenado pelo secretário Miguel Ângelo de Campos.

“Isso trouxe mais segurança e confiabilidade para investir novamente na estrutura. Reformamos a iluminação, o jardim e instalamos uma nova placa. Com essa parceria, acredito que teremos menos problemas com vandalismo e furtos”, concluiu.