Operador sofre estelionato em Tatuí acreditando ganhar R$ 4.000

Da Redação

Na manhã de quarta-feira, 22, mais um caso de estelionato em Tatuí teve registro, indicando como vítima um operador de 56 anos, que recebeu mensagem via WhatsApp de um homem que se identificou como funcionário do INSS no município.

O indivíduo, dizendo chamar-se “Lucas”, informou que o operador teria R$ 3.700 a receber e que, para a liberação do montante, seria necessário fornecer alguns dados pessoais.

Seguindo as instruções do suposto servidor, a vítima recebeu um código de barras e foi orientada a copiá-lo e inseri-lo no aplicativo do banco Santander, com a promessa de que o dinheiro seria creditado em dois ou três dias.

Em seguida, o golpista ainda recomendou que a vítima excluísse o aplicativo após o pagamento — o que foi feito. Depois, ao reinstalar o aplicativo, o homem percebeu que a conta havia sido bloqueada.

Após redefinir a senha e conseguir o acesso novamente, o operador verificou que cerca de R$ 900 haviam sido retirados da conta, além da utilização de R$ 1.300 do limite de crédito do cartão e a ativação indevida de um cheque especial, totalizando prejuízo de aproximadamente R$ 2.254,07.

Dias depois, um vale de R$ 761,97, depositado na conta, foi retirado imediatamente, como se fosse o pagamento de um boleto, elevando o prejuízo total para R$ 3.016,04.

Após perceber o golpe, o operador dirigiu-se a uma agência bancária para relatar o ocorrido e foi orientada a registrar o boletim de ocorrência.