
Da redação
A judoca tatuiana Ana Júlia de Souza Santos Vieira, de dez anos, conquistou medalha na categoria sub-13 do Campeonato Brasileiro de Judô 2025, realizado entre os dias 1º e 5, ficando entre as cinco melhores do Brasil.
As lutas de Ana Júlia ocorreram no dia 4, sábado, e a atleta representou a cidade pela academia Bushido Tatuí Team, com apoio do Departamento de Esportes e sob orientação do sensei Josemar de Oliveira.
Ana Júlia realizou seis combates vencendo atletas campeãs dos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Piauí. No entanto, sofreu duas derrotas, para as campeãs do Maranhão e de São Paulo.
Na sexta luta, faltando 25 segundos para o final, a judoca liderava o combate, mas recebeu um terceiro shido (penalidade leve no judô), o que a impediu de garantir vaga no Campeonato Sul-Americano, a ser realizado no Paraguai.
De acordo com informações dadas pelos pais, Camila de Souza Vieira e Evandro Santos Vieira, um dos destaques da trajetória da filha foi a vitória sobre a atleta tetracampeã carioca e atual campeã brasileira da região 3, “o que reforçou sua projeção nacional”. Com esse desempenho, Ana Júlia passou a integrar o top cinco do ranking brasileiro na categoria dela.
O resultado chamou a atenção do Sesi Botucatu, que convidou a atleta para integrar o programa de treinos de alto rendimento (o mesmo que reúne atletas brasileiros que disputam o mundial júnior e estão cotados para as Olimpíadas).
De acordo com o pai, a garota deve intercalar os treinos entre Tatuí e Botucatu até o fim deste ano, e há planos para que ela passe a treinar em definitivo em Botucatu a partir de 2026.
“Essa medalha foi histórica para Tatuí, a primeira conquistada por um atleta da cidade na categoria de base em campeonatos brasileiros”, contou Vieira, sobre o desempenho da filha.