Número de vagas de emprego em Tatuí são as maiores do estado em proporção

Colocação considera relação de habitantes, com 7,71 para cada mil moradores

Miguel Lopes Cardoso Júnior em evento sobre geração de empregos (Foto: AC Prefeitura)
Da reportagem

Conforme levantamento divulgado nesta terça-feira, 14, pelo governo de São Paulo, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em agosto, a geração de novos empregos em Tatuí aparece em primeiro lugar no estado considerando-se a proporção pelo número de habitantes.

Nesse aspecto, somou 7,71 novas oportunidades para cada mil moradores, segundo a atual população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). No geral, independentemente da população, o município ainda ficou em quinto lugar no ranking absoluto de criação de vagas.

Conforme material disponibilizado pela assessoria de comunicação do Executivo, “foram geradas 956 novas vagas formais de emprego na cidade, em um mês em que grandes cidades, como São Paulo, Osasco e Guarulhos, também figuraram entre as campeãs”.

“Com população de 123.942 habitantes, Tatuí tem desempenho proporcional superior a municípios de grande porte e tradição econômica, como São Caetano do Sul (4,83 vagas por mil habitantes) e Osasco (3,74 vagas por mil habitantes).

No material divulgado, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior afirma ter “orgulho sobre o resultado e o trabalho conjunto que tem impulsionado o desenvolvimento econômico do município”.

“Estar entre as cidades que mais geraram empregos em números absolutos e ocupar o primeiro lugar proporcionalmente dentro desse grupo, é motivo de grande orgulho”, afirma o prefeito.

“Isso mostra que Tatuí segue crescendo com responsabilidade, planejamento e oportunidades para nossa população”, complementou Cardoso Júnior.

As cincos cidades do estado que mais geraram emprego, em ordem decrescente, foram: São Paulo, com 16.464 novas vagas; Osasco, com 2.748; Guarulhos, com 1.207; Santo André, com 1.072; e Tatuí, com 956.

A relação completa das 50 cidades melhor colocadas pode ser conferida no portal do Governo do estado de São Paulo (https://bit.ly/3JczGCm).

O diretor do Desenvolvimento Econômico do município, Hamilton Silva, lembrou que o setor que mais cresceu em agosto foi o de serviços. “Este avanço no setor terciário é resultado de medidas de modernização na administração pública e iniciativas para atração de investimentos”, comentou.

“Com mais empresas chegando em Tatuí, cresce a demanda por serviços de diversos segmentos e essas ações da gestão municipal estão gerando resultados positivos para Tatuí”, opinou.

Silva também observou que, considerando as pessoas que trabalham em empresas localizadas no município e também que se deslocam para outros, Tatuí tem mais de 40% da população empregada.

A respeito do que o poder público pode continuar fazendo para que os números continuem crescendo, Silva opinou que se deve “seguir com a política de abertura econômica para atrair cada vez mais investimentos para a cidade”.

“Obras de infraestrutura podem ser observadas em toda a cidade. A recém-inaugurada ponte do Lírio, a nova avenida no empreendimento dos Ramos, a reforma da avenida Teófilo Andrade Gama e as obras do ribeirão Manduca são exemplos claros de que Tatuí está se desenvolvendo, e isso atrai investimentos”, comentou.

“A indústria de transformação é a que mais apresenta avanço em Tatuí. A chegada da Flash e a expansão da Revo são exemplos. Não podemos deixar de mencionar o crescimento da Marquespan, que está inaugurando sua quarta fábrica e se prepara para iniciar as obras da quinta; da BRF, que se uniu à Marfrig, se tornando MBRF; além da Santista, Strufaldi, entre outras, que apresentam crescimento”, continuou.

O diretor também contou que, atualmente, o PAT conta com cerca de 300 vagas para diversas áreas do município, “mas muitas carecem de profissionais qualificados”. “Neste sentido, é Importante salientar que a prefeitura possui diversos cursos de qualificação gratuitos para toda a população”, comentou.

Todos os cursos podem ser acessados pelo portal da prefeitura, no endereço https://www4.tatui.sp.gov.br/cate/cursos/.

Silva ainda indicou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico possui um trabalho de orientação e apresenta os setores que mais estão crescendo na região, entre outras informações, como média salarial e formação, para quem está em dúvida.

Os interessados devem procurar a secretaria, à praça Martinho Guedes, 12, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h.

Já quem ainda está em busca de colocação ou recolocação no mercado, o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo disponibiliza um endereço eletrônico com vagas atualizadas diariamente: https://www4.tatui.sp.gov.br/cate/vagas-de-emprego/.