
Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando, durante todo o mês de outubro, uma série de ações voltadas à campanha Outubro Rosa em Tatuí.
A programação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do controle, da prevenção e do cuidado integral relacionados aos cânceres de mama e do colo do útero, reforçando a necessidade da detecção precoce.
Como parte das atividades, todas as unidades de saúde do município – exceto as localizadas na zona rural – funcionarão em horário estendido, das 17h às 20h, na semana de 20 a 24 de outubro, para a realização da coleta de Papanicolau, atualização de cadastro e multivacinação.
A multivacinação incluirá a atualização das vacinas das crianças, sendo necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e o cartão SUS.
Essa iniciativa tem o intuito de facilitar o acesso das mulheres que trabalham durante o dia e não conseguem comparecer no horário regular de atendimento.
O cronograma de atendimento em horário estendido inclui: dia 20, segunda-feira, as UBS “Dr. Aniz Boneder” (CS1 – UBS central), UBS “Dr. Almiro dos Reis” (vila Dr. Laurindo) e UBS “Aída Rodrigues Mota” (Santa Cruz).
No dia 21, terça-feira: as unidades ESF Jd. Gonzaga, ESF “Adriana Mesquita Tibellio Mota” (Jardins de Tatuí) e ESF “Dr. Simeão Orsi” (vila Angélica).
No dia 22, quarta-feira: ESF “João Guilherme Soares Hoelz” (Jd. Tóquio), ESF “Dr. Alceu Machado Filho” (vila São Cristóvão) e ESF “Antônio Rodrigues” (vila Esperança);
No dia 23, quinta-feira: ESF “Roseli de Oliveira Camargo” (Jd. Santa Rita de Cássia), ESF “André Batista” (vila Santa Luzia) e ESF “Dr. Medardo Costa Neves” (Jd. Rosa Garcia).
Por fim, no dia 24, sexta-feira: ESF “Othoniel Cerqueira Luz” (CDHU) e ESF “Dra. Maria Eunice Del Fiol” (Valinho).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil, representando cerca de 30% dos novos casos de câncer feminino a cada ano.
A detecção precoce e o acompanhamento regular com os profissionais de saúde são fundamentais para aumentar as chances de cura e garantir qualidade de vida às pacientes.