
Da redação
Em enquete realizada pelo jornal O Progresso de Tatuí, mais da metade (56%) dos respondentes opinaram ser “muito importante” a equoterapia como um tratamento de suporte à saúde em Tatuí. Já 33% declararam ser “relativamente importe” e 11%, “nada importante”.
O tema foi escolhido depois de a prefeitura, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro Hípico de Tatuí (CHT), ter realizado evento para anunciar a ampliação da oferta dos serviços de reabilitação no município.
Entre as novidades, está a ampliação do tratamento para atendimentos de pacientes oncológicos do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer.
Desde outubro de 2024, o local já disponibiliza equoterapia 100% gratuita para crianças em tratamento terapêutico no Centro Integrado de Reabilitação (CIR), todas pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a próxima semana, o tema envolve o mercado de trabalho para pessoas com deficiência. O Centro Integrado de Reabilitação (CIR de Tatuí), em parceria com várias empresas da cidade, deu início a um projeto de inclusão profissional destinado a inserir pacientes com deficiência em fase adulta no mercado de trabalho.
A diretora do CIR e do Departamento da Pessoa com Deficiência, Renata Cristina Vieira, explica que “o projeto surgiu da necessidade de oferecer novas oportunidades aos pacientes que concluíram etapas importantes de reabilitação” (reportagem nesta edição).
Assim, o questionamento a ser respondido é: “Você possui em sua família alguém com dificuldade de trabalho por causa de deficiência?”. Respostas de “sim” ou “não” podem ser dadas até a próxima sexta-feira, 17.