
Da redação
Chegando à 30ª edição, o Concurso Artístico e Literário de Natal, promovido pelo jornal O Progresso de Tatuí, está concretizando pela primeira vez uma parceria com a prefeitura, a qual, por meio de duas secretarias municipais, passou a contribuir com a divulgação do certame cultural em 2025.
Para estimular ainda mais a participação dos estudantes do ensino fundamental, o jornal convidou as Secretarias da Educação e a do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer a se engajarem no incentivo à produção de textos e desenhos pelos jovens tatuianos.
Para tanto, a pasta da Educação reencaminhou os convites do jornal às unidades de ensino do município, convidando-as a participarem do concurso com a produção, por seus alunos, dos trabalhos em sala de aula.
Já a Secretaria do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer se responsabilizou por inserir, na agenda cultural do município, a divulgação do Concurso de Natal, fazendo uso de seus canais oficiais.
Dessa maneira, o jornal O Progresso de Tatuí entende que o incentivo tanto acontece diretamente nas escolas, pelos professores em particular, quanto na cidade como um todo – lembrando que qualquer estudante pode participar, independentemente do engajamento de sua escola.
Na prática, os trabalhos podem ser direcionados ao jornal (à praça Adelaide Guedes, 145, centro) tanto pelas unidades de ensino quanto pelos próprios alunos.
Para facilitar o preenchimento das informações necessárias, é possível baixar e imprimir a ficha de inscrição pelo endereço eletrônico https://oprogressodetatui.com.br/wp-content/uploads/2025/09/ficha-inscricao-natal-2025.pdf.
O tradicional certame, que segue com as inscrições até o dia 31 de outubro, mantém o tema específico “Tatuí no Natal”, buscando, assim, estimular a originalidade dos trabalhos.
Realizado anualmente, o certame já recebeu cerca de 52 mil trabalhos ao longo de todas as edições, sempre contando com patrocínio do comércio local. O concurso visa incentivar e divulgar o talento artístico, literário e a criatividade de crianças e adolescentes.
O secretário-adjunto do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Rogério Vianna, comentou reconhecer o certame cultural como uma das ações locais mais significativas na área da literatura e da arte.
“O Concurso de Natal do jornal O Progresso de Tatuí já é um marco da nossa cidade na literatura e nas artes visuais, a qual, cada vez mais, tem apresentado características e identidade nesses setores, por meio do Concurso Paulo Setúbal e do de Natal, este que é pioneiro nesse formato de artes visuais e literatura”, observou Vianna.
“É um grande momento para a cidade o jornal O Progresso de Tatuí chegar à 30ª edição desse concurso. E agora, firmando uma parceria com o poder público, com a Secretaria de Educação, com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, que vão ajudar na promoção desse certame tão importante”, acrescentou o secretário-adjunto.
Conforme Vianna, o concurso incentiva e vocaciona a nossa cidade “por meio das letras, por meio das artes visuais”. E acentua: “É dentro da unidade escolar que a gente percebe o início da vocação de um cidadão e de um futuro para a expressão da linguagem literária, da expressão da linguagem de artes visuais”.
“Quando a gente cria, quando se solidariza, solidifica um certame nessa proporção, a gente visualiza que a cidade está desenvolvendo futuros cidadãos com senso crítico para que, no futuro, possam gerir a cidade da melhor forma possível”, defende Vianna.
“Então, é um grande momento para o Concurso de Natal do jornal O Progresso de Tatuí, em que nós, da prefeitura, estaremos articulando juntamente para que seja o maior sucesso desses 30 anos”, concluiu o secretário-adjunto Vianna.
O concurso
Promovido nas categorias desenho e redação, o certame artístico e literário é aberto a todos os estudantes das escolas municipais, públicas ou particular, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Os alunos podem produzir até um desenho e uma redação sobre o tema, e os trabalhos podem ser enviados pela direção da escola, professores ou pelos próprios alunos até o dia 31 de outubro, na redação do jornal.
Na modalidade “redação”, não há exigências prévias. Os alunos podem escrever em qualquer estilo literário, desde que respeitando o tema do concurso. Na modalidade “desenho”, os trabalhos devem ser em sulfite A4 (21 cm por 29 cm), também respeitando o tema.
No verso de cada trabalho, seja desenho ou redação, devem ser constados os dados: nome completo do aluno, idade, ano em que estuda (primeiro ao nono), além do endereço e telefone, bem como o nome da escola e do professor.
Em caso de ausência destas informações, o trabalho será automaticamente desclassificado, por conta da impossibilidade de identificação de seus autores. Ainda na modalidade desenho, pede-se aos alunos que evitem o trabalho de colagens, por dificultar a reprodução.
Os autores dos trabalhos vencedores receberão prêmios em dinheiro. No total, serão oferecidos R$ 3.200 distribuídos para os vencedores de cada dois anos, que receberão R$ 400 cada (salvo no caso dos três últimos anos em desenho e dos três primeiros anos em redação, englobados em um mesmo grupo de cada categoria).
Assim, os desenhos entre o primeiro e o segundo ano compõem um grupo e garantem prêmio de R$ 400 ao vencedor; o primeiro entre o 3º e o 4º, outros R$ 400; entre o 5º e o 6º, mais R$ 400; e, finalmente, entre o 7º, 8º e 9º ano, englobados, outro igual prêmio em dinheiro.
Em redação, os grupos são divididos da seguinte forma: entre o 1º, 2º e 3º ano, com prêmio de R$ 400 ao vencedor; 4º e 5º, com outros R$ 400; 6º e 7º, mais R$ 400; e, finalmente, entre o 8º e 9º ano, com igual prêmio em dinheiro.
Ainda, a organização do concurso declara que se reserva ao direito de redistribuir os prêmios, conforme o número de inscritos, de tal forma a beneficiar as séries que, eventualmente, tiverem muito mais inscrições que as demais.
Os três melhores trabalhos de cada categoria, bem como as escolas nas quais os autores estudam, serão publicados na edição especial de O Progresso, que circula em 25 de dezembro.
“O objetivo do concurso é incentivar e premiar a criatividade dos estudantes tatuianos. A comissão julgadora irá analisar, principalmente, a criatividade e a originalidade dos trabalhos a partir do tema proposto (‘Tatuí no Natal’), descartando aqueles que entender tratar-se de cópias”, informa o editor do jornal, Ivan Camargo.
Demais informações podem ser obtidas pelos telefones 3251-3040 e 3251-4012 ou pelo e-mail contato@oprogressodetatui.com.br
Edição passada
Na edição de 2024, houve 1.324 inscrições, distribuídas entre 1.116 desenhos e 208 redações. Por anos, a soma de inscrições concluiu-se, entre os desenhos, em 199 no 1º ano, 195 no 2º, 228 no 3º, 185 no 4º, 245 no 5º, 23 no 6º, 20 no 7º, 5 no 8º e 16 no 9º.
Já as redações somaram: 7 no 2º ano, 10 no 3º, 15 no 4º, 55 no 5º, 25 no 6º, 25 no 7º, 26 no 8º e 45 no 9º. Nesse ano, nenhum dos trabalhos acabou desclassificado por ausência de dados que impedissem identificar os autores.
Ao todo, como nos anos anteriores, perto de três dezenas de instituições de ensino participaram do concurso, por meio dos trabalhos dos alunos. Os vencedores foram publicados na edição especial de final de ano do jornal, assim como o nome dos professores e escolas nas quais os estudantes produziram os trabalhos.