
Da redação
A agenda de outubro do Conservatório de Tatuí teve divulgação na semana passada e, entre os destaques, tem a Mostra de Artes Cênicas, que será realizada entre os dias 13 e 17.
A programação traz, ainda, apresentações dos grupos artísticos da escola, sessões de cinema do “Cine Bibi”, recitais, masterclasses, roda de choro e mais.
Para eventos realizados no Teatro “Procópio Ferreira”, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Os eventos tiveram início já no dia 1º e, nesta semana, seguem na terça-feira, 7, às 15h, com o “Cine Bibi”. O projeto exibe o longa espanhol “Segredos do Coração”, dirigido por Montxo Armendáriz.
O drama conta a história do jovem Javi que, depois de bisbilhotar uma antiga casa da vizinhança, onde é possível ouvir a voz dos mortos, começa a investigar segredos e mistérios além-túmulo, inclusive o quarto onde o pai fora encontrado morto. O filme tem classificação indicativa de 14 anos e entrada gratuita.
Na sexta-feira, 10, às 16h, o recital “Pratas da Casa” reúne as turmas de violão, performance histórica e piano. Com coordenação de Carlo Arruda, Fanny de Souza e Rosana Massuela, o evento leva ao palco do “Procópio Ferreira” alunos em níveis mais avançados de estudo. A entrada é gratuita e a classificação indicativa, livre.
Na segunda-feira, 13, às 16h30, o estudante Julian Mozzicafreddo realiza recital de formatura no curso de canto MPB/jazz. A apresentação será no Salão “Villa-Lobos”, com entrada gratuita.
Na terça-feira, 14, às 19h30, o cineclube do Conservatório de Tatuí exibe “Marte Um”, longa-metragem brasileiro dirigido por Gabriel Martins.
O drama de 2022 narra a história de uma família que vive às margens em uma grande cidade do país, após a eleição de um novo presidente da extrema-direita. Em uma realidade tensionada pela pressão política, os membros da família lidam com frustrações, expectativas e outros conflitos. A entrada é gratuita e a película tem classificação indicativa de 12 anos.
No dia 18, sábado, a partir das 9h, o Conservatório de Tatuí promove o Encontro de Viola Caipira. Com coordenação de Jotagê Alves, o evento recebe Romildo Sant’Anna – professor, pesquisador e escritor – e Fabio Miguel – artista e educador com vasta experiência em cultura popular.
Os convidados compartilharão com o público reflexões e vivências relacionadas ao instrumento. O evento será realizado na sala 10 do Setor de MPB/Jazz, com entrada gratuita, classificação livre e transmissão simultânea pelo YouTube.
Dia 21, às 15h, a cantora e compositora carioca Fátima Guedes fará um bate-papo sobre prática de canto e performance no palco. O encontro gratuito será realizado na sala 10 do Setor de MPB/Jazz. Ainda na terça-feira, às 19h30, o Conservatório de Tatuí promove mais uma sessão do “Cine Bibi”, com a exibição de “A Felicidade das Pequenas Coisas”.
A comédia dramática dirigida por Pawo Choyning Dorji narra a história de Ugyen, que está terminando a formação como professor, mas não tem nenhuma aptidão pela docência.
Seu sonho, contudo, é conseguir um visto australiano e ganhar a vida como cantor nos bares de Sydney. Porém, sua vida se transforma ao ser recrutado para lecionar na “escola mais remota do mundo”, localizada no topo de uma montanha.
Lá, Ugye, que inicialmente odeia a vida pacata do campo, começa a descobrir os prazeres da vida simples. O filme tem classificação indicativa de DEZ anos, entrada gratuita e será exibido no Teatro “Procópio Ferreira”.
Às 19h dos dias 22 e 24, estudantes de piano realizam recital sob a coordenação de Fanny de Souza Lima, no qual apresentam parte do repertório praticado ao longo do semestre
Os eventos serão realizados no Auditório da Unidade “Chiquinha Gonzaga” e Salão “Villa-Lobos”, respectivamente. Na quinta-feira, dia 23, às 15h, o Conservatório de Tatuí realiza o recital “Violão em Pauta”. O evento tem coordenação de Rosana Massuela e será realizado no CEU das Artes.
Dia 28, às 13h e 16h, o quarteto Quaternaglia promove masterclass sobre violão. O encontro será no Auditório da Unidade “Chiquinha Gonzaga” e terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Conservatório.
Na mesma data, a Roda de Choro de outubro será realizada às 17h, com a participação de Paola Pichersky, referência em violão sete cordas e integrante do grupo Choronas
O evento é uma iniciativa do Clube do Choro, que reúne amantes do estilo musical em um encontro “descontraído, que convida as pessoas interessadas a trazerem seu instrumento e entrarem nessa roda”. Com classificação livre e entrada gratuita, a Roda de Choro será realizada na cantina Clave de Sol, na sede do Conservatório.
Ainda na terça-feira, às 19h30, o projeto “Cine Bibi” exibe a fábula musical para crianças “Pedro e o Lobo”, composta por Serge Prokofiev.
O espetáculo tem regência de Jamil Maluf e participação da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal e da companhia Giramundo Teatro de Bonecos. A exibição será realizada no Teatro “Procópio Ferreira”, com classificação indicativa livre e entrada gratuita.
Dia 30, às 14h30, o saxofonista, arranjador e compositor Samuel Pompeo dará masterclass para estudantes da instituição na sala 10 do Setor de MPB/Jazz. A entrada é gratuita e não é necessária a retirada de ingressos.
E, ainda na quinta-feira, 30, às 19h, as turmas de artes cênicas terão uma troca de conhecimentos com o cenógrafo e grafiteiro Julio Dojcsar, em uma masterclass sobre a importância da cenografia e da ocupação do espaço cênico dentro da construção de uma dramaturgia. A aula tem entrada gratuita, classificação livre e será realizada na Unidade 3.
Mostra de Artes Cênicas
Entre os dias 13 e 17 de outubro, o Conservatório de Tatuí realiza a primeira etapa da Mostra de Artes Cênicas da instituição. O evento marca a apresentação dos ensaios, processos e espetáculos desenvolvidos ao longo do ano letivo pelas turmas de teatro.
Todas as apresentações têm entrada gratuita e serão realizadas em espaços diversos, como escolas, Teatro “Procópio Ferreira”, Unidade 3 da instituição, entre outros.
Dia 13, às 15h30, a turma de Teatro para Adolescentes – Ateliê I apresenta “A Cultura do Lambe-Lambe”, um processo que “mergulha na intimidade do olhar e na surpresa da proximidade”.
Ainda na segunda-feira, às 16h30, estudantes do Teatro para Adolescentes – Ateliê II encenam “Etéreo: Entre o Visível e o Invisível”. O experimento cênico mescla inspirações da cultura de povos originários e raízes africanas para homenagear uma de suas principais crenças, a encantaria.
Ambos os ensaios têm classificação livre e serão encenados na Emef “Prof. Acácio Vieira de Camargo”. Encerrando a programação da data, a atriz e pesquisadora Ana Chiesa Yokoyama promove a masterclass “O Butoh e o Teatro Japonês”, que fará uma introdução sobre essas duas manifestações culturais.
Além de discorrer sobre o surgimento do butoh – dança típica japonesa surgida no final da década de 50 -, Chiesa também abordará conceitos como estilos teatrais clássicos do país, como o Noh e Kabuki, mostrando um panorama do universo performático do Japão.
O palco do Teatro “Procópio Ferreira” recebe estudantes das turmas da Iniciação Teatral para Crianças – Ateliê I e II, que apresentam seus processos criativos desenvolvidos ao longo do semestre.
Às 9h30, há a encenação de “Portal”, um ensaio sobre “brincar como uma forma de acender o sol com o desejo de viver, transformando a vida com imaginação e criatividade”.
Às 10h, é a vez de “Quando tudo Começa” convidar uma trupe de palhacinhas que relembram como o riso acompanha suas trajetórias. No período da tarde, às 15h, “Auto do Boi” conta a história de Catirina, que está grávida e deseja comer a língua do boi mais querido do fazendeiro, desencadeando a famosa saga do Bumba meu Boi.
Já às 15h30, “Sanfoka: A Coreografia do Tempo” se inspira na filosofia dos povos acã, originários de Gana, “promovendo uma troca de sons, histórias e aprendizados sobre nós”.
Todas as apresentações têm entrada gratuita, classificação indicativa livre e os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Ainda na terça-feira, 14, fechando a programação do dia, às 20h, alunos do terceiro ano de artes cênicas encenam “Yerma em Construção”.
O grupo desenvolveu um experimento cênico que nasce da mistura da poesia de Federico García Lorca com os pensamentos de Nego Bispo e as pinturas de Maria Auxiliadora, “que reflete sobre questões como a ocupação de espaços com arte e como esses encontros atravessam nossa existência”.
O projeto tem classificação indicativa de 12 anos e será apresentado em frente à Fábrica São Martinho.
A turma de Teatro para Adolescentes – Ateliê III se apresenta no dia 15, às 16h30. A trupe encena “Exercícios para uma Metamorfose”, que, a partir da obra icônica de Franz Kafka, “conduz o público a uma jornada que une jogos teatrais, técnicas de circo, trabalho com luz e máscaras para explorar como o corpo se transforma, oculta e testa seus limites”.
Na mesma data, estudantes do curso de Visualidades da Cena promovem exposição com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas disciplinas de cenografia, figurino e materialidades da cena. Ambas as apresentações têm classificação livre, entrada gratuita e serão realizadas na Unidade 3.
A obra “Razão Social”, do segundo ano de artes cênicas, será apresentada no dia 16, às 20h. Com classificação indicativa de 16 anos, a turma retrata o samba como “o manifesto de um canto coletivo que abre caminhos sem pedir licença”.
E, no dia 17, encerrando a programação da mostra, a turma do primeiro ano de artes cênicas encena “As Mães em Guerras, um Estudo de Obras de Bertolt Brecht’.
A partir do mote das guerras, “a trupe destrincha obras do dramaturgo e diretor alemão que envolvem a figura materna diante de cenários de conflito”. O espetáculo tem classificação indicativa livre. Os dois ensaios serão realizados no Teatro “Procópio Ferreira”.
Grupos artísticos
Na quarta-feira, 8, às 20h30, a Orquestra Sinfônica sobe ao palco do “Procópio Ferreira” ao lado da timpanista Márcia Fernandes. Fundado em 1985, o conjunto desempenha papel na formação de jovens estudantes bolsistas em nível técnico avançado, que têm a oportunidade de se apresentar em importantes palcos e ao lado de grandes nomes da música erudita.
O evento contará, ainda, com a participação da Orquestra dos Povos e da Orquestrinha de Acordeons, grupos pedagógicos da instituição sob o comando de Thadeu Romano.
Na quinta-feira, 9, às 20h, a Big Band e o Coro do Conservatório de Tatuí se unem para realizar uma homenagem “emocionante” ao cantor e compositor Tom Jobim.
Entre as obras que serão executadas, destaque para grandes clássicos como “Eu Sei que Vou te Amar”, “Chega de Saudade”, “Samba de Avião”, “Água de Beber”, “Canta Mais”, entre outros. Os concertos têm entrada gratuita e classificação indicativa livre.
Nos dias 11 e 12, às 19h, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí apresenta sua releitura de “Ópera do Malandro”, texto clássico de Chico Buarque.
Com direção geral de Aysha Nascimento, direção musical de Roberto Anzai e Salloma Salomão, a montagem “mantém o tom provocativo e crítico da obra de 1978, propondo uma reflexão acerca das urgências sociais e políticas do Brasil contemporâneo”.
A encenação tem classificação indicativa de 16 anos, entrada gratuita e será realizada no Teatro “Procópio Ferreira”.
Na quarta-feira, dia 15, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do “Procópio Ferreira” ao lado de convidados “muito especiais”: jovens solistas e formandos da disciplina de regência ministrada na instituição, que apresentarão ao público um pouco do conhecimento adquirido ao longo do curso.
Sob a batuta de Marco Almeida Jr., o grupo se destaca por incentivar a criação de obras originais para bandas. O concerto terá entrada gratuita e a classificação indicativa é livre.
A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí se apresenta ao lado da cantora e compositora carioca Fátima Guedes no dia 22, às 20h. Entre os destaques de sua trajetória na música, Fátima reúne sucessos como “Passional”, “Meninas da Cidade” e “Flor de Ir Embora” em discos que marcaram a MPB dos anos 1980 e 1990. Atualmente, a Jazz Combo está sob coordenação de Léo Ferrarini. O concerto gratuito será realizado no Teatro “Procópio Ferreira” e a classificação é livre.
No dia 23, às 20h, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí realiza mais um concerto gratuito. Criado em 1975, o conjunto é o mais antigo do gênero em atividade no país e tem como premissa “proporcionar uma vivência de obras percussivas de alta qualidade técnica para os estudantes bolsistas”.
Com a coordenação de Luis Marcos Caldana, o Grupo de Percussão subirá ao palco do Teatro “Procópio Ferreira” para apresentar seu repertório que mistura peças eruditas e populares. A entrada do evento é gratuita e a classificação, livre.
Dia 29, é a vez da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí subir ao palco, ao lado do renomado quarteto Quaternaglia.
Com mais de três décadas de trajetória musical, o conjunto é formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina, e é reconhecido internacionalmente pela originalidade de seu repertório e pela alta qualidade técnica de suas interpretações.
Já a Camerata de Violões da instituição é reconhecida pela excelência no ensino do instrumento na escola, bem como na execução de obras diversificadas de compositores de renome.
A apresentação terá o anúncio das pessoas vencedoras do 4º Prêmio Bolsista Destaque, que reúne projetos musicais e cênicos de estudantes do Conservatório de Tatuí.
Para eventos realizados no Teatro “Procópio Ferreira”, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.