Dupla Companhia recebe 2 indicações ao Prêmio Nacional de Teatro Cenym

Cena do espetáculo (Foto: Rodrigo Costa)
Da redação

A Dupla Companhia, grupo teatral de Tatuí, acaba de receber duas indicações ao 24º Prêmio Nacional de Teatro Cenym, uma das mais importantes premiações do teatro brasileiro.

Com o espetáculo “Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio”, compete nas categorias melhor trilha sonora e melhor companhia – sendo a única do estado de São Paulo indicada nesta categoria.

A montagem estreou em fevereiro, no dia do aniversário da Doutora Nise da Silveira, e encerrou em agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP), “com todas as sessões lotadas e ampla cobertura da imprensa nacional”, acentua a produção.

Inspirada na trajetória da psiquiatra, referência mundial na luta antimanicomial, a peça “propõe uma travessia entre ciência e arte, lucidez e delírio, resgatando sua história em diálogo com memórias pessoais do elenco”. No palco, Lucas Gonzaga, Rafaele Breves, Gabriela Carriel, Victor Mota e Hugo Muneratto mesclam teatro, música, poesia e folguedos brasileiros, sob direção e dramaturgia de Duda Rios e direção musical de Dessa Ferreira.

“Essa indicação reforça a importância da cena cultural do interior e mostra que nosso trabalho dialoga com o Brasil profundo que nos cerca”, afirma Lucas Gonzaga, diretor de produção e idealizador do projeto.

O espetáculo integra a “Trilogia da Memória”, da Dupla Companhia, que inclui As Três Marias (2022) e Laudelina (2025). “O reconhecimento pelo Prêmio Cenym destaca a relevância da companhia, que em 2026 completa dez anos de atuação e já foi certificada como ponto de cultura”, indica material de divulgação do grupo.

Nesta edição, a Dupla Companhia também celebra a indicação na categoria de melhor trilha sonora, assinada por Dessa Ferreira.

O Prêmio Nacional de Teatro Cenym reúne artistas de todo o país e será anunciado ainda em 2025. O espetáculo, assim como boa parte da produção da companhia, aconteceu com fomento do Ministério da Cultura, do governo federal, e da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do governo do Estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui