Divulgação
Fotografia de baiana em cotidiano é uma das 24 que compõem mostra gratuita em exposição na cidade
Fotografias com efeitos inusitados produzidas a partir de câmeras de brinquedo seguem em exposição no CLE (Centro de Lazer e Esportes) do Sesi de Tatuí até o próximo dia 8 de fevereiro. Elas integram a mostra “Toy Câmera”, assinada pelo artista plástico e fotógrafo Iberê Romani, e que tem entrada franca.
O público do município – e que esteja visitando a “Capital da Música” – pode ver a coletânea de 24 imagens na entrada do centro. O endereço é a avenida São Carlos, 900. A exposição está em cartaz desde o final do ano passado e traz trabalhos realizados pelo fotógrafo em cores e em preto e branco.
As fotografias são tiradas por câmeras conhecidas como “toy cameras”. Esses equipamentos possuem corpo e lentes de plástico, permitindo efeitos rudimentares. Como as fotos são feitas sem recursos de iluminação, zoom e autofoco, elas precisam ser capturadas da maneira tradicional (utilizando filme).
O trabalho de Romani incluiu revelação química e cópia em papel fotográfico. A produção exigiu, do fotógrafo, conhecimento e técnica apurada. O resultado é o retrato de lugares da “geografia do cotidiano de uma cidade qualquer”.
A exposição traz fotos de uma cabine telefônica, um ponto de ônibus, a piscina de um clube, os trilhos de uma estrada de ferro e uma baiana. O objetivo da exposição é demonstrar que as imagens mais belas não precisam ser capturadas exclusivamente por equipamentos digitais e sofisticados.
Sobre o artista
Iberê Romani nasceu na cidade de São Paulo, em 1969. Atuando como fotógrafo, artista visual e ilustrador, tem formação universitária em fotografia e especialização MBA em comunicação e semiótica. Desde 1992 participa de diversas mostras de arte com premiações e obras em acervos de museus.
Trabalhou como diretor de arte e fotógrafo em agência de publicidade, tendo atuado em campanhas de anúncios e capas de revista de música, registros de shows para capas e encartes de discos e produção fotográfica para personalidades.
Dentre essas, citam-se: André Gereissati, Heineken in Concert e Jimmie Vaughan. Também assinou editoriais de moda para estilistas e revistas da área.
Atualmente, Romani tem obras de arte e fotografia em exposição permanente em seu próprio ateliê e dedica-se a ilustração de livros. Possui como prêmios: medalha de bronze na categoria escultura do III Salão de Artes da Associação Comercial de São Paulo; 1o lugar na categoria escultura do Salão de Artes da Abra (Academia Brasileira de Arte) de São Paulo.
Ele também cumula medalha de bronze na 1a Bienal Internacional de Sorocaba; prêmio de 1o lugar na etapa regional Metropolitana do 18o Salão Jovem Artista do Museu de Arte do Rio Grande do Sul; e teve obra “Convívio Familiar 5” incluída ao acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS.
Mais informações sobre a exposição, o artista, as condições para a visitação e horários podem ser solicitadas por meio dos telefones 3205-7910 ou 3205-7915.