
Da redação
A Guarda Civil Municipal (GCM de Tatuí), entre os dias 8 e 14, realizou a captura de quatro procurados pela Justiça.
Dia 9, no bairro Nova Tatuí, a GCM foi acionada pelo Poder Judiciário para conduzir um indivíduo à Delegacia de Polícia central, por determinação do juiz da 2ª Vara Criminal da comarca, em desfavor do qual havia determinação judicial relacionada ao artigo 33 (que estabelece regras sobre os regimes de cumprimento da pena).
O conduzido passou por atendimento médico no Pronto-Socorro Municipal, que emitiu minuta negativa para lesão corporal, sendo posteriormente apresentado à autoridade policial e lavrado o boletim de ocorrência de captura de procurado.
No mesmo dia, em patrulhamento preventivo pela vila Ezequiel, local “histórico de tráfico de drogas”, conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, uma equipe da GCM avistou um indivíduo em “atitude suspeita”.
Na abordagem, nada de ilícito foi localizado, mas, após consulta aos sistemas Cortex e Infoseg, constatou-se mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da comarca.
O abordado foi conduzido à UPA, onde também recebeu minuta médica negativa para lesão corporal, e apresentado ao plantão policial, ficando à disposição da Justiça.
Ainda no dia 9, acionados via COD, guardas civis foram até o Poupatempo, onde uma funcionária relatava que havia no local uma pessoa com mandado de prisão em aberto.
Em contato com o indivíduo, ele informou ter saído do sistema prisional no dia anterior e apresentado o alvará de soltura. A GCM acionou a Delegacia Central e, após pesquisas, constatou-se que não havia pendências judiciais em desfavor dele, sendo o cidadão liberado no local.
Finalmente, em patrulhamento ostensivo pelo Jardim Europa no dia 11, guardas municipais identificaram um indivíduo que já possuía mandado de prisão em aberto.
Após revista pessoal e consulta ao Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP), a informação foi confirmada. O suspeito acabou encaminhado à UPA e, em seguida, à DP Central, onde foi recolhido ao cárcere.