
Da redação
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais a Apae de Tatuí, realiza nesta semana, de segunda-feira a quinta-feira, 15 a 18, a “Mostra Cultural 2025”, em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento integra as ações do “Setembro Verde”, mês dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência, e promete aproximar a comunidade da arte inclusiva por meio de apresentações de grupos culturais de Tatuí e região.
Um dos momentos mais esperados aconteceu na terça-feira, com a estreia do espetáculo teatral “Uma Viagem ao Mundo de Clara”, protagonizado pelos usuários da Apae.
A peça é uma adaptação do livro homônimo de Lucas Soares Zorzetto, ex-aluno da instituição, e leva ao palco um “universo sensível e poético, cheio de significado”.
A montagem faz parte de um projeto aprovado pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura do governo federal, com apoio da prefeitura de Tatuí.
“A Mostra Cultural reforça o papel transformador da arte na construção de uma sociedade mais acessível e plural, promovendo o respeito à diversidade e destacando as potencialidades das pessoas com deficiência, em sintonia com os objetivos do Setembro Verde”, conforme divulgado.
A curadoria e a organização do evento estão a cargo de Agda Borges, agente cultural da Apae, e do professor Pedro Couto, que desenvolveram uma “programação artística diversa, inclusiva e acessível”.
A Apae Tatuí é situada na rua José Rosa, sem nº, Jd. Lucila, a qual “convida toda a população para prestigiar a Mostra Cultural, refletir sobre o papel da arte na inclusão e celebrar o talento, a criatividade e a história de vida de cada participante”.