
Da redação
Neste sábado, 23, com concentração em frente à Câmara Municipal, às 9h45, é realizada a caminhada em Tatuí “Mulher, não se cale: Quebrando o silêncio”. A passeata segue até a Praça da Matriz.
A iniciativa do Poder Legislativo, por meio da vereadora Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD), autora da lei 5984/2024, que instituiu a Semana da Campanha Quebrando o Silêncio em Tatuí, tem parceria da prefeitura, secretarias municipais e Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.
Além disso, a caminhada conta com apoio de organizações públicas e privadas das áreas de educação, saúde, segurança, direitos humanos, assistência social e jurídica, bem como conselhos municipais, clubes de serviços e entidades religiosas.
Familiares de Andreza Esquitini e Raísa Martins dos Santos também participam do evento.
De acordo com material divulgado pelos organizadores do evento, “a lembrança das suas histórias reforça a urgência de continuar lutando contra todas as formas de violência de gênero, buscando justiça, prevenção e proteção às mulheres”.
A caminhada integra as atividades do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. “A ‘Semana da Campanha Quebrando o Silêncio’ é uma mobilização que visa alertar e orientar sobre os diversos tipos de violência enfrentados, incentivando a denúncia e promovendo o acolhimento”, complementa o material.
Participantes da caminhada devem levar faixas, cartazes e utilizar camisetas com mensagens de apoio ao fim da violência contra a mulher, incentivando a denúncia, “dando voz às vítimas e mobilizando a sociedade para uma mudança real e urgente”.
“Vista-se de lilás e venha caminhar conosco. Sua presença é um ato de respeito, solidariedade e compromisso com a vida. Mulher, não se cale. Quebrar o silêncio é o primeiro passo para mudar a sua história”, finaliza o material.