
Da reportagem
A Santa Casa de Tatuí ganhou um novo logotipo após realizar concurso cultural em comemoração aos seus 130 anos de existência. O ganhador do certame foi o publicitário Binho Vieira, que recebeu como premiação uma cadeira gamer.
O artista descreveu a experiência como um momento único em sua carreira. “Não é fácil você ganhar um concurso, principalmente para a criação de novas marcas, pois a concorrência é muito forte. Tem muitos bons designers e escritórios de comunicação espalhados pelo mercado”, comentou.
Binho contou que, para chegar à marca vencedora, optou “por unir a força da saúde com a riqueza cultural de Tatuí, conhecida como a Capital da Música”. “Um casamento que deu muito certo!”, afirmou.
Além disso, o vencedor comentou que, para atingir esse conceito, teve de se utilizar dos 35 anos de trabalho em comunicação empresarial e da experiência com “branding”.
O objetivo do “branding” é criar e estabelecer uma identidade única para uma marca, produto ou serviço, garantindo que seja lembrada pelo público.
“Construir uma marca é criar uma conexão emocional, uma personalidade com o público-alvo e diferenciar a marca da sua concorrência. Para isso, entender o mercado, o público-alvo e a concorrência é de suma importância”, detalhou.
Binho acentuou que o processo de criação da nova marca começou com uma análise do cenário atual e do que a instituição já havia construído em termos de identidade visual.
Além disso, a Santa Casa forneceu um “briefing” detalhado com seus “valores, missão e visão estratégica”, além de estipular que a nova marca deveria manter a paleta azul, “representando tradição, inovação e compromisso, e ser versátil para diferentes formatos”.
Binho informa que, com base nessas diretrizes, buscou criar “algo relevante, moderno e fresco”. “A nova marca representa uma fusão de tradição e modernidade, homenageando a Capital da Música”, frisou.
“A singularidade da proposta reside na capacidade de entrelaçar a música, um dos pilares culturais de Tatuí, com a missão da Santa Casa. A melodia da vida, do cuidado e da compaixão ressoam através da nova marca, trazendo uma renovada energia e propósito”, explicou o publicitário.
O ganhador do concurso informa que o processo criativo “foi intenso e rápido”, devido ao prazo curto estipulado (duas semanas), mas ele conseguiu criar a marca completa, com todas as versões de aplicação nesse tempo.
Binho também contou sobre sua relação anterior com a instituição. Em 2010, ele havia criado a primeira identidade visual da Santa Casa de forma voluntária, quando foi convidado a desenvolver um jornal para divulgar ações e melhorias da instituição à sociedade.
“Na primeira marca, a cor azul foi escolhida por transmitir calma e serenidade, enquanto elementos como a cruz cristã e a cruz vermelha de Genebra foram incorporados, representando assistência, socorro, fé e patrimônio cultural da capela da instituição”, enumerou.
Sobre a mudança da antiga logo, Binho declarou ter sentimentos mistos: “Quando descobri que a marca iria ser trocada, levei um susto, além da tristeza de apagarem traços da minha história”.
“Há muito tempo tenho me dedicado de forma voluntária em preservar a nossa cultura, ressaltar a história e o melhor da nossa terra. Claro que, com o passar do tempo e as trocas de diretorias, de provedores, posso afirmar que, nos dias atuais, ninguém realmente sabia que eu tinha sido o criador da marca da Santa Casa”, complementou.
No entanto, o publicitário declarou que o concurso o motivou. “O concurso me estimulou a continuar com meu legado, e foquei como nunca na criação de uma marca ainda mais bonita e relevante para a Santa Casa de Tatuí”, contou.
“Quando vi o resultado, não tinha como não ver estampado em meu rosto a felicidade desta conquista. Foi uma alegria contagiante. Agradeço ao meu senhor Jesus pelo dom e talento que tem me dado. A Ele, toda honra e toda glória”, celebrou.
Além da nova marca, Binho acredita que a Santa Casa adotou oficialmente o novo nome Santa Casa de Misericórdia – Tatuí Capital da Música. Segundo ele, o nome não é apenas uma designação, “mas uma declaração de missão, harmonizando a excelência na saúde com os benefícios que a música proporciona ao bem-estar físico e mental da população”.
“Que essa nova era da Santa Casa de Misericórdia – Tatuí Capital da Música sirva como uma sinfonia de esperança, harmonia e inovação, ecoando através das gerações futuras da nossa querida cidade de Tatuí”, finalizou.