
Da redação
Em integração entre tecnologia e segurança pública em Tatuí, a prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, realizou, na manhã de terça-feira, 19, no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), o lançamento oficial do aplicativo SOS – Alerta Escolar.
O evento contou com a parceria da empresa Sentry, especializada em soluções tecnológicas para monitoramento e proteção, e reuniu autoridades municipais, representantes das forças de segurança e da Educação.
Estiveram presentes o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; a secretária da Educação, Rosângela Aparecida Domingues Fernandes da Silva; a secretária-adjunta da Educação, Jocilene Vioto; o delegado da Polícia Civil Silvan Renosto; o comandante da 2ª Cia. do 22º Batalhão de Polícia Militar, capitão Diego Reali Ponciano Machado; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Vanderlei dos Passos; o diretor estratégico da Segurança Pública, Kleber Vieira Pinto; o diretor da empresa Sentry, Carlos Campos; além de supervisores e diretores das unidades escolares do município.
No encontro, as autoridades destacaram a importância do aplicativo “mobile” instalado em celulares das escolas, previamente cadastrados, para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários em todas as unidades.
“Estamos dando um passo importante para que nossas escolas sejam espaços cada vez mais protegidos. A tecnologia é uma aliada fundamental para salvar vidas e trazer tranquilidade às famílias”, afirmou o prefeito Miguel.
O app SOS – Alerta Escolar funciona como um “botão do pânico” digital, permitindo que, em situações de risco imediato – como invasões ou ameaças -, o responsável acione rapidamente o sistema.
Automaticamente, um alarme é recebido na central de monitoramento da GCM, ativando o rastreamento do celular da escola. A viatura mais próxima é acionada para realizar o atendimento da ocorrência e o agente de campo recebe, no aplicativo dele, as informações para o atendimento da ocorrência.
De acordo com o secretário Ângelo de Campos, o recurso representa um avanço significativo na política de segurança escolar. “O tempo de resposta é determinante em situações de emergência. Com este sistema, asseguramos que qualquer ocorrência será atendida de forma ágil e coordenada”, enfatizou.
A secretária Rosângela ressaltou o impacto positivo da medida para as unidades escolares: “Mais do que um aplicativo, estamos oferecendo proteção e tranquilidade para nossas crianças, jovens, educadores e familiares”.
A parceria com a empresa Sentry possibilitou a integração da tecnologia com as forças de segurança do município. O sistema está sendo implantado gradativamente em todas as escolas da rede municipal de ensino.