18 mil pessoas assistem ao desfile cívico de Tatuí

Evento aconteceu em homenagem ao 199º aniversário da cidade, com diferentes blocos

Projeto Avivar integra o desfile cívico (Foto: AC Prefeitura)
Da reportagem

Na segunda-feira, 11, a prefeitura, por meio das secretarias da Educação e da do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realizou o tradicional desfile cívico de Tatuí, em comemoração ao 199º aniversário da cidade.

Desfilaram pela rua 11 de Agosto 5.426 pessoas, reunindo autoridades, representantes das forças públicas, instituições e um público de aproximadamente 18 mil espectadores.

Os apresentadores Nanda Késia, Michele Rolim e Rogério Vianna (secretário-adjunto da Cultura) deram as boas-vindas aos tatuianos e relembraram fatos históricos da cidade.

Em seguida, o desfile foi aberto oficialmente com pronunciamento do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior. Ele falou sobre a importância dos 199 anos do município e anunciou a contagem regressiva para o bicentenário. Também comentou que, até o fim deste mês, serão realizadas ações voltadas para a mobilidade urbana da cidade.

O chefe do Executivo felicitou os tatuianos que “fizeram a história”, assim como aqueles que “hoje constroem o desenvolvimento, reforçando que este é um momento de reflexão sobre o legado que deixaremos para as futuras gerações”.

Além de Cardoso Júnior, estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; o vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu; os secretários municipais Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Rosângela Aparecida Domingues Fernandes da Silva (Educação) e Amanda Simões de Abreu (Direitos Humanos, Família e Cidadania).

Ainda compareceram os secretários municipais: João Francisco de Lima Filho (Obras e Infraestrutura), Fabiana Grechi (Saúde), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Giovana de Sousa Domingues (Fazenda e Finanças), Marcel Soares dos Santos (Zeladoria e Serviços Urbanos) e Carlos Eduardo de Alvarenga Viana (Assistência e Desenvolvimento Social).

E os secretários-adjuntos: Jocilene Viotto (Educação), Daniel Belanga (Jurídico) e Wilian Alexandre Nunes da Silva (Assistência e Desenvolvimento Social).

Participaram, também, os vereadores: Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), Vade Manoel Ferreira (Republicanos), José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos), Leandro de Camargo Barros (MDB), Alex Leite Mota (União) e Luiz Ricardo Trevisano (Solidariedade).

A cerimônia também teve as presenças dos deputados estaduais Danilo de Mascarenhas Balas (PL) e Damaris Dias Moura Kuo (PSDB); do prefeito de Cesário Lange, Ramiro de Campos; do representante do deputado estadual Vitor Alexandre Rodrigues (Republicanos), Fernando Netto; do representante da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), Gabriel Luvizotto; e da representante do deputado Rafael Henrique Cano Telhada (PP) e Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (PP), Maria Nilce Cleto Magaldi Alves.

De acordo com material enviado pela assessoria de comunicação do Executivo, com o tema “Tatuí 199 anos – Tatuí fez estandarte”, o desfile foi inspirado nos versos do Hino à Tatuí, com letra de Paulo Cerqueira Luz e música de Maria Ruth Luz, “evocando o orgulho pela identidade e conquistas locais”.

A Capital da Música foi celebrada com a execução do Hino Municipal, “reforçando o compromisso com a preservação da memória e da cultura da cidade”.

O evento visou destacar a identidade tatuiana, “com homenagens aos filhos ilustres da terra, à força da agricultura, ao desenvolvimento industrial e às expressões culturais, artísticas e esportivas que marcam a trajetória da cidade”.

De acordo com Vianna, o desfile cívico é um momento de celebração da história e da identidade da cidade “ao reunir escolas, entidades, segurança pública, grupos culturais e esportivos que, por meio de suas homenagens, relembram fatos, tradições e personagens importantes para o desenvolvimento do município”.

“É uma forma viva de transmitir às novas gerações o orgulho pela nossa cidade, mantendo acesas as memórias que formam o nosso patrimônio cultural e social”, complementou.

O secretário-adjunto declarou ser uma importante ação, “pois, muitas vezes, traz à tona personalidades que, devido ao tempo, estavam apagadas na memória dos tatuianos, e outras que os olhos não alcançam e agora estão sendo vistas”.

Vianna também comentou sobre o público para assistir ao desfile, estimado em 18 mil. “Essa expressiva participação reafirma o carinho e o envolvimento da população com as comemorações do aniversário da cidade”, comentou.

“A tradição do desfile cívico sempre se destacou por reunir um público diverso e abrangente — moradores de diferentes bairros, pessoas de todas as idades, uma riqueza na diversidade —, transformando-se em um ponto de encontro e em um momento de união em torno da história e das conquistas de Tatuí”, citou.

Referente à próxima edição, no ano em que o município comemora o bicentenário, o secretário-adjunto adiantou que o desfile já vem sendo pensado e planejado. “A ideia é promover um desfile histórico e grandioso, envolvendo ainda mais escolas, instituições, artistas e grupos culturais”, antecipou.

“Também estão sendo discutidas ações especiais que contarão a trajetória da cidade, unindo passado, presente e futuro. Queremos que seja um momento inesquecível para todos os tatuianos e para quem vier prestigiar a Capital da Música”, adiantou Vianna.

Blocos do desfile

Primeiro bloco

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, esse bloco visou a história e as tradições de Tatuí, “mas também demonstrou a integração e o trabalho conjunto das forças públicas que atuam diariamente para garantir a segurança, a mobilidade e o bem-estar da população”.

No bloco, desfilaram: Câmara Municipal de Tatuí, representada por Perbelini, que falou sobre a atuação legislativa e o atendimento ao público; Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob o comando do capitão Diego Reali Ponciano Machado; Polícia Militar Rodoviária de Tatuí, comandada pelo capitão Rafael de Lara Leite; e Polícia Militar Ambiental, sob o comando do primeiro-tenente Leonardo Lincoln da Silva Almeida, atuante na fiscalização e proteção do meio ambiente.

Também desfilaram: Corpo de Bombeiros de Tatuí, liderado pelo primeiro-tenente Cauê Antunes Ribeiro Bertolotti, com destaque para o atendimento de salvamento e resgate na região; Departamento de Mobilidade Urbana; e Guarda Civil Municipal, sob o comando do comandante Vanderlei dos Passos.

Finalizando o bloco, vieram: Defesa Civil Municipal, coordenada pelo terceiro-sargento Sérgio Luiz de Morais, responsável pela prevenção e atendimento em situações de desastres naturais ou causados por ação humana; e Samu de Tatuí.

Segundo bloco

O segundo bloco do Desfile Cívico de Tatuí “celebrou o compromisso da cidade com a inclusão social, a educação, a cultura e o fortalecimento da comunidade, reunindo diversas instituições que representam o protagonismo de pessoas e de grupos que transformam a realidade local”.

Nesse bloco, desfilaram: programa “Posso Ajudar?”, da prefeitura, que promove a inclusão de alunos da Apae no mercado de trabalho, garantindo estágio e acompanhamento em diversos setores da administração municipal.

Em seguida, desfilou a Apae, a partir da qual a prefeitura destacou: o Centro-Dia; a Escola Especial “Wanderley Bocchi”, com mais de 260 alunos; o Centro de Equoterapia e Vivências “Paulo Francisco Cardoso”; além do Núcleo Paradesporto Educacional e do Centro Cultural de Inclusão e Artes “Pedro do Couto”.

“Com mais de 570 usuários e equipe qualificada, a instituição é símbolo de inclusão, justiça social e inovação. A fanfarra da Apae, sob regência de Roberta da Silva, abrilhantou o desfile”, complementou.

Em seguida, desfilaram: a Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet), fundada em 1997 com o objetivo de “lutar por um mundo mais inclusivo e acessível, promovendo respeito, igualdade e oportunidades”; e o projeto Avivar, presidido pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane.

Posteriormente: a escola Ternura, comemorando 50 anos; as escolas de ensino infantil municipal, representando as 45 unidades que atendem mais de 4.400 crianças de zero a cinco anos; o, Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (Cosc), com o tema “Nosso estandarte é o amor”; e o Lar Donato Flores, “que está há mais de 50 anos transformando vidas de crianças e adolescentes por meio da convivência, da formação profissional e da participação no progresso industrial local”.

Ainda, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que organiza e integra serviços de saúde mental; e, finalizando o bloco, o Cordão Folclórico Tatuiense (Cordão dos Bichos), com quase um século de história e que “mantém viva a tradição do Carnaval e do Fandango, celebrando a cultura local e seu legado com magia, alegria e identidade”.

Terceiro bloco

Esse bloco abordou o papel das escolas na “formação de cidadãos conscientes e na valorização da cultura, da história, da arte e do esporte da cidade”.

“Com ênfase na identidade tatuiana, o bloco trouxe homenagens a personalidades locais, aos patrimônios musical e literário, e ao desenvolvimento agrícola e industrial da região”, citou a assessoria.

Nele, desfilaram: a Emef “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, homenageando o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e o maestro Atner Oliveira, que conduziu a fanfarra da escola; e a Emef “Teresinha Vieira de Camargo Barros”, com a importância da agricultura na história e no desenvolvimento de Tatuí, além da contribuição do engenheiro agrônomo Armando Pettinelli.

Depois, a Emef “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, que celebrou o Carnaval de rua, o fandango e o incentivo ao esporte; e as Emefs “Prof. José Galvão Sobrinho”, “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo” e “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo”, “reverenciando figuras ilustres, escritores, artistas e educadores que construíram a identidade cultural e literária de Tatuí”.

A escola seguinte a desfilar é sede do projeto “Tempo de Acolher”, que prestou homenagem aos pioneiros das artes marciais, “ressaltando o legado dos senseis Kazuo Suga e João Arnon Carlos.

Já a valorização do esporte, da indústria e do progresso foi o tema das Emefs “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol” e “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”.

“O bloco também destacou artistas contemporâneos, como o muralista Diego Dedablio, representado pela Emef ‘Prof.ª Sarah de Campos Vieira dos Santos’”, divulgou o material enviado pelo Executivo.

“A história local ganhou voz com escolas como a Emef ‘Prof. Paulinho Ribeiro’, que homenageou a professora e primeira prefeita Chiquinha Rodrigues, e a Emef ‘Prof. José Tomás Borges’, que mantém viva a memória da professora Maria Ruth Luz, compositora do Hino de Tatuí”.

“A tradição foi preservada pela Emef ‘Eugênio Santos’ e Emef ‘João Florêncio’, que celebraram os estandartes culturais, literários, musicais e sociais da cidade”, complementou a assessoria.

Por fim, desfilaram o Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam) e a Emef “Prof. Alan Alves de Araújo’, que “enfatizaram a formação cidadã, a inclusão, a cultura, a literatura e o compromisso com um futuro promissor”.

Quarto bloco

O quarto bloco do desfile reuniu entidades de serviço voluntário, grupos escoteiros, clubes de jovens aventureiros e instituições educacionais que atuam há décadas em Tatuí.

O Lions Clube de Tatuí, presente desde 1955, celebrou seus 70 anos dedicados às causas globais como saúde, meio ambiente e apoio aos jovens, mantendo projetos como o Banco de Sangue de Tatuí, o Clube de Mães e os clubes LEO para diferentes faixas etárias.

O Rotary Club de Tatuí visou destacar sua trajetória desde 1947 no auxílio às entidades sociais e ações preventivas, como o combate à poliomielite, reafirmando seu lema “Unidos para fazer o bem”.

O movimento escoteiro marcou presença com o Grupo Escoteiro Goyotin e o 3º Grupo Escoteiro Tupancy, “que há mais de 40 anos formam cidadãos com valores de honra, compromisso e respeito, estimulando a participação ativa na comunidade”.

Complementando essa atuação, desfilaram o Clube de Desbravadores e os Clubes de Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que “oferecem às crianças e adolescentes um espaço para aprender liderança, cidadania e serviço, valorizando a convivência com a natureza e o respeito ao próximo”.

Para fechar o bloco, desfilaram instituições educacionais, como o Colégio Cenep Integração, a Etec “Sales Gomes”, a Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara e a E.E. PEI “Chico Pereira”.

Quinto bloco

O quinto bloco buscou demonstrar o envolvimento da comunidade em atividades que promovem saúde, inclusão, tradição e solidariedade.

O Departamento Municipal de Esporte e o CEU das Artes trouxeram a diversidade das modalidades oferecidas pela prefeitura, atendendo mensalmente cerca de 2.500 pessoas, de todas as idades, com destaque para as conquistas dos atletas Marlene Urso, no tênis feminino da melhor idade, e João Grimberg, medalhista na natação aos 96 anos.

A Academia Ronin de Artes Marciais “apresentou a disciplina e a força das artes marciais” para participantes entre 6 e 40 anos de idade. Já a Batelli AcroDance “encantou com a ginástica acrobática”.

Ainda participou a Escola de Capoeira Cruzeiro do Sul, que, “há mais de 20 anos, promove a capoeira como ferramenta de transformação social”.

A tradição gaúcha foi homenageada pelo Grupo Arte Nativa Xirus da Tradição, que mantém as danças e costumes do Sul do país com aulas gratuitas no Centro Cultural.

Depois, desfilaram: a Associação Atlética XI de Agosto, fundada em 1929 em homenagem à cidade;

o Clube de Campo de Tatuí, “com sua ampla estrutura esportiva e social”; e, para fechar o bloco, os voluntários BRF, “mostrando o compromisso social das empresas locais”.

Sexto bloco

O sexto bloco do desfile apresentou uma sequência de homenagens e demonstrações de compromisso social e comunitário por parte de entidades representativas de Tatuí.

Dele, participaram: o Grupo Moreno, com a entrega de balões, “símbolo do amor eterno e da saudade que permanece”; a Clínica Lincoln; o grupo American Mud, que representou a “cultura off-road”; o grupo Old Stop, com carros antigos, originais ou customizados; e, por fim, o Lokas MC, “o maior moto clube feminino do mundo, presente em 19 países”.

Sétimo bloco

O encerramento do desfile teve o tradicional desfile dos Amigos Cavaleiros e Amazonas, que nesta edição foi aberto por Pietra Guerra e encerrado por Elaine Guerra, ambas representando a família Shampoo, que auxilia no desenvolvimento desse bloco.

Uma das manifestações culturais mais significativas de Tatuí, a tradição local reuniu centenas de cavaleiros, amazonas, comitivas, tropas e famílias vindas de diversas regiões.

Com trajes típicos e cavalos enfeitados, o desfile percorreu as ruas da cidade com bandeiras e apresentações que resgatam práticas tradicionais.

Também registrou presença no desfile a Associação Tropeira de Tatuí” e, finalizando o bloco, o Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, órgão responsável pelo atendimento de denúncias de maus-tratos e abandono de animais, além do controle populacional de cães e gatos por meio de mutirões gratuitos de castração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui