
Da redação
A prefeitura, por meio das secretarias da Educação e a do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, divulgou a ordem oficial do desfile cívico de aniversário de Tatuí, que acontece na segunda-feira, 11, a partir das 8h30, na rua 11 de Agosto.
Com o tema “Tatuí 199 Anos – Tatuí fez Estandarte”, inspirado nos versos do Hino a Tatuí (com letra de Paulo Cerqueira Luz e música de Maria Ruth Luz), o desfile deste ano “convida a comunidade a refletir sobre os símbolos da identidade tatuiana, com homenagens aos filhos ilustres da terra, à força da agricultura, ao desenvolvimento industrial e às expressões culturais, artísticas e esportivas que marcam a trajetória da cidade”.
As instituições participantes também foram incentivadas a prestar homenagens livres, valorizando a história e os personagens marcantes da Capital da Música.
A concentração dos participantes será na Emef “Eugênio Santos”, com dispersão na Igreja São Roque. O desfile será dividido em quatro blocos principais: militar; educacional; clubes de serviço e associações; e desfile de cavaleiros.
O palanque oficial das autoridades estará posicionado em frente à Praça da Matriz, na esquina com a rua José Bonifácio, ao lado do Hotel Del Fiol.
Já o público contará com arquibancada montada na Praça da Matriz, em frente à rua 11 de Agosto. A estrutura de som será instalada no quarteirão da rua 11 de Agosto entre as ruas Cel. Aureliano de Camargo e José Bonifácio.
Nesse espaço, serão feitas as locuções e apresentações dos agrupamentos. Recomenda-se que pessoas sensíveis a sons elevados utilizem abafadores sonoros, como forma de conforto auditivo durante o evento.
A abertura oficial do desfile será realizada pela Câmara Municipal de Tatuí, seguida pelas corporações da Polícia Militar (com o desfile de viaturas), Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, que levarão à avenida um panorama de sua atuação e sua história em Tatuí e região.
Também participarão os agentes do Departamento de Mobilidade Urbana e as viaturas de trânsito; a Guarda Civil Municipal; a Defesa Civil, com o tema “A Defesa Civil somos todos nós”; e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na sequência, entram em cena projetos sociais e instituições como o projeto “Posso Ajudar”; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com o tema “10 anos de Centro-Dia e compromisso com a inclusão”; Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet), com o tema “Inclusão é a nossa missão”; Projeto Avivar, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), com o tema “Às pessoas idosas de Tatuí”; Escola Ternura, com “Ternura 50 anos”; educação infantil municipal; Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (Cosc), com “O nosso estandarte é o amor”; Lar Donato Flores, com “Tatuí no progresso industrial”; Rede de Atenção Psicossocial (Raps), com “Do silêncio ao grito de liberdade”; e o tradicional Cordão Folclórico Tatuiense, com o tema “Cordão dos Bichos faz estandarte”.
As escolas municipais, estaduais e particulares apresentarão temas que celebram a história e a cultura da cidade, com destaque para personalidades locais como Chiquinha Rodrigues, Maria Ruth Luz, engenheiro Armando Pettinelli, agrônomo Nacif, Gualter Nunes e o artista plástico Diego Dedablio.
Também participarão o Lions Clube de Tatuí, com o tema “Comprometimento e ação”; o Rotary Club de Tatuí e o Rotary Cidade Ternura, com “Tatuí, 199 anos de realizações”; o Grupo Escoteiro Goyotin e o 3º SP Escoteiro Tupancy; os Clubes de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia; instituições de ensino como o Colégio Cenep Integração, que fará uma homenagem ao seu mantenedor, Ângelo César; a Etec “Sales Gomes”, com o tema “Ensino de qualidade e tradição”; e a Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (Faesb), com “Tatuí, terra da Faesb”.
A área esportiva estará representada por projetos e academias, como o Departamento de Esporte e o CEU das Artes; a Academia Ronin, com o tema “Karatê Kyokushin”; a Batelli AcroDance, com “Ginástica acrobática”; a Escola de Capoeira Cruzeiro do Sul, com “Cultura, arte e esporte tatuiano”, entre outros.
Já a cultura tradicional vem com o grupo Arte Nativa – Xirus da Tradição, interpretando a “Cultura gaúcha”, além dos clubes sociais Associação Atlética XI de Agosto e Clube de Campo de Tatuí.
O grande encerramento do desfile contará com a presença dos voluntários da BRF; do Grupo Moreno, com uma homenagem à população e entes queridos; da Clínica Lincoln; da Funerária Paraíso, com o tema “União e amor à família”; além dos veículos antigos do grupo Old Stop, das caminhonetes do grupo American Mud, dos motociclistas do Lokas MC, do grupo Wheeling Stunt Tatuí e da tradicional família Shampoo, com o desfile de cavaleiros.
“O desfile cívico é parte da programação dos 199 anos de Tatuí e representa um momento especial de celebração da história, dos valores e das conquistas do povo tatuiano, com muito orgulho e amor pela terra onde vivemos”, sustenta a assessoria de comunicação do Executivo.