
Da redação
Por meio das secretarias do Planejamento e Gestão Pública e da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, a prefeitura promoveu, na manhã de sexta-feira da semana passada, 1º, o evento de assinatura do termo de liberação da obra de mobilidade urbana e de infraestrutura que resultará em uma nova avenida em Tatuí.
De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, “trata-se de uma ampla e moderna avenida que ligará ao novo acesso da cidade”. “Considerado o maior avanço em infraestrutura viária dos últimos 20 anos, a avenida terá 34 mil metros quadrados e um quilômetro e 200 metros de comprimento”, conforma antecipado pelo serviço de comunicação.
Ela passará pelo novo empreendimento da empresa Ellenco, nas áreas das famílias Ramos e Miranda, próximo à rua Caridade Terceira, no bairro Colina Verde, estabelecendo uma nova ligação entre o anel viário municipal e as rodovias SP-129 e SP-127.
Os investimentos somam mais de R$ 10 milhões e não devem gerar impacto no orçamento municipal, pois a obra está sendo viabilizada por meio de contrapartida da empresa Ellenco Empreendimentos, com apoio da Moura Leite Loteamentos e da Trianon Empreendimentos.
Presente no evento de assinatura do termo de liberação da obra, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior falou sobre o que apontou como “novo ciclo de crescimento e infraestrutura em Tatuí”.
“Este é um passo significativo para a nossa cidade. A nova avenida de entrada da cidade, moderna, segura e funcional, não é apenas uma obra de engenharia, mas a materialização de um sonho de longa data em uma história de progresso e desenvolvimento para Tatuí”, declarou o chefe do Poder Executivo.
À reportagem do jornal O Progresso de Tatuí, o prefeito explicou que o “termo de liberação” é a autorização concedida pelo poder público para o início dos trabalhos.
“A obra em questão tem a natureza de contrapartida, resumidamente uma obra realizada pela iniciativa privada como forma de compensação pelo impacto do empreendimento. A gestão do prefeito Professor Miguel estabeleceu o modelo de contrapartida como pilar de desenvolvimento”, complementou a assessoria.
Ainda conforme informado por Cardoso Júnior, a nova avenida “é um sonho antigo do município, pois projetos datados de 2004 já tratam desse dispositivo de mobilidade”.
Segundo o prefeito, “o projeto é um desafio grande, pois uma obra desse porte só acontece graças ao alinhamento da gestão pública municipal com a iniciativa privada”.
“A execução desse projeto depende de um estudo preciso de mercado que viabilize o retorno do investimento da iniciativa privada, requer também prestígio e credibilidade da gestão pública local para que o investidor tenha segurança para tal movimento”, acentuou.
“O avanço do processo de liberação dos novos acessos viários da cidade também impactou na decisão que possibilitou essa obra e esse empreendimento”, relatou.
A nova entrada consiste em uma avenida de grande porte, que ligará o perímetro urbano ao novo acesso viário que está em vias de liberação pela Artesp.
O chefe do Executivo informou que os principais agentes que possibilitaram a conquista foram a prefeitura municipal e as empresas Ellenco e Moura Leite. Ela tem prazo de 12 meses para ser implementada e será executada por essas duas empresas.
Sobre a expectativa de impacto da nova entrada para o município, sobretudo na mobilidade, na segurança e na economia, o prefeito respondeu que Tatuí se consolidou como um polo industrial. “Nossos números indicadores colocam Tatuí como uma das cidades mais competitivas do estado de São Paulo”, frisou.
“Novos dispositivos de mobilidade reforçam essa posição e movimentam a cidade para um espaço mais privilegiado de disputa por um maior ‘share’ de investimento internacional, bem como facilitam o crescimento da nossa cadeia de produção com maior grau de complexidade, impactando diretamente o PIB local e o poder de compra”, acrescentou.
“A prefeitura de Tatuí reitera seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, e destaca que a obra trará benefícios diretos para a mobilidade, a segurança e a economia local”, afirmou Cardoso Júnior.
“A população será mantida informada sobre o andamento das obras e as próximas etapas deste projeto transformador”, finaliza o material de divulgação da assessoria de comunicação.