“Bate Tambô nas Escolas” leva ritmos afro a instituições locais

Projeto musical e educativo integra festa de aniversário de Tatuí

Projeto é do músico e compositor Gui Silveiras (Foto: Thais Vaz)
Da redação

Parte da programação da 83ª Semana Paulo Setúbal e do 199º aniversário de Tatuí, o projeto “Bate Tambô nas Escolas” – do músico e compositor Gui Silveiras, com participação especial da contramestra de Capoeira, Meriele Pepe -, é apresentado, durante todo o mês de agosto, em quatro escolas da rede de ensino da prefeitura.

As oito apresentações didáticas do projeto são voltadas para alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, “convidando-os a mergulharem no universo dos ritmos afrobrasileiros por meio de experiências musicais interativas e educativas”.

De forma “lúdica e envolvente”, os estudantes vivenciam batidas, danças e cantigas que fazem parte da herança cultural de matriz africana no Brasil.

“Os encontros destacam a força e a beleza de expressões tradicionais, como capoeira, samba e congo de ouro, promovendo o aprendizado por meio da escuta, do canto, do corpo e do toque dos tambores”, conforme anunciado.

“A proposta reforça o papel da arte como ferramenta de educação e transformação social, ampliando o repertório cultural dos alunos e fortalecendo o vínculo com as raízes culturais do país”, ainda segundo a assessoria de comunicação do Executivo.

“Bate Tambô nas Escolas” foi contemplado pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, do governo federal, e da prefeitura de Tatuí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui