
Da reportagem
A competidora tatuiana Pietra Lima, de nove anos, também conhecida como “Pietra Furacão”, conquistou o quinto lugar em competição de três tambores ocorrida em Jacareí. O vídeo da conquista viralizou no Instagram da competidora, chegando a 900 mil visualizações.
De acordo com a mãe de Pietra, Jacqueline Lima, ela treina desde 2022 e começou ganhando algumas provas de cavalo árabe, mas, no ano passado, foi trocada de centro de treinamento e iniciou os treinos com Larissa Mendonça, no município.
“Ela ficou um ano sem ir para competição e agora vem retornando para as provas com sua égua (Tequila), que faz um ano que estão juntas, fazendo conjunto”, contou a mãe.
Segundo Jacqueline, Pietra treina de três a quatro vezes por semana, duas em Tatuí e as demais em Capela do Alto (com Arthur Provasi), onde reside atualmente. No momento, a competidora participa apenas da competição dos três tambores, mas já foi campeã na baliza com cavalo árabe.
Três tambores
As competições de três tambores são provas equestres em que um cavalo e seu cavaleiro precisam contornar três tambores, dispostos em forma triangular, no menor tempo possível.
O objetivo é completar o percurso, realizando voltas de 360 graus em torno de cada tambor, sem derrubá-los. A prova exige velocidade, precisão e sincronia entre cavalo e cavaleiro.