
Da redação
“A arte como ferramenta de reflexão, crítica social e educação ambiental”. Essa é a proposta anunciada do projeto “Biomas em Cena”, idealizado pela Nossa Trupe Teatral, a ser apresentado entre os dias 13 e 15 na E.E. “Profª Altina Maynardes Araújo”.
Exclusivo para estudantes do ensino fundamental II, o projeto “convida adolescentes a mergulharem, de forma lúdica e sensível, em temas urgentes ligados à preservação dos biomas brasileiros”.
No centro da iniciativa, está o espetáculo “Seu Bonanza em Bernardo – O Apanhador de Desperdícios”, criação do ator e palhaço Rodrigo Costa, inspirada em sua pesquisa de mestrado na Unicamp.
“Com humor e lirismo, a obra lança um olhar poético sobre os impactos ambientais das queimadas, especialmente no Pantanal, e convida o público jovem a repensar suas relações com a natureza”, conforme divulgado.
A dramaturgia é influenciada pela obra de Manoel de Barros, “evocando a beleza da fauna e flora brasileiras enquanto denuncia a devastação causada pelos crimes ambientais”.
Além da peça teatral, o projeto oferece duas ações formativas integradas ao processo artístico. Uma delas é a palestra-performance “Cova Muda, ou Onde Está o Chão?”, com João Fabbro, que antecede o espetáculo e introduz, de maneira interativa, os temas abordados na encenação.
A outra é a mediação pós-espetáculo “O Avesso da Cena: o que você vê?”, uma roda de conversa que “amplia o debate e estimula a escuta ativa, o pensamento crítico e o diálogo entre arte e sociedade”.
A programação acontece sempre às 12h40: no dia 13, quarta-feira, ocorre a palestra-performance e, nos dias 14 e 15, quinta-feira e sexta-feira, o espetáculo mais a mediação.
Já no dia 1º de setembro, será lançado, nas redes sociais, o “Diário Filmográfico” do projeto, reunindo registros audiovisuais e relatos da experiência vivida com os estudantes.
O espetáculo é uma criação “artesanal e coletiva, que combina comicidade, poesia e denúncia, trazendo o palhaço como figura marginal e sensível, capaz de provocar reflexão e emoção”, acentua a produção.
Com direção de pesquisa de Raquel Scotti Hirson, luz de Thiago Castro Leite, figurino de Carol Ribeiro, trilha de Tonho Costa e identidade visual de Fernando Ito, o projeto “aposta na união entre arte e educação como potência transformadora”, segue a produção.
“Biomas Em Cena” foi contemplado pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), com realização da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, de Tatuí, Ministério da Cultura e governo federal.
Sobre a Nossa Trupe Teatral
Formada por três atores/pesquisadores, a Nossa Trupe Teatral é um grupo sediado em Tatuí desde 2011. Tendo como eixo de investigação processos de criação teatral fundamentados no ofício do ator, a Trupe tem “verticalizado suas pesquisas em algumas áreas de conhecimento, tais como a linguagem do palhaço, a relação corpo e voz, e processos vinculados à pedagogia do fazer teatral”.
“Acreditando nas práticas artísticas de criação e pesquisa como microespaços de reflexão sobre questões latentes na sociedade contemporânea, emerge da trajetória do grupo o anseio por um modo de fazer artesanal, que busca ampliar a compreensão frente a princípios referentes ao trabalho do ator e a relação entre vida/obra/arte”, conclui a divulgaççao do grupo.
Serviço
Projeto: “Biomas em Cena”
Data: 13 a 15 de agosto
Horário: 12h40
Local: E.E. “Profª Altina Maynardes Araújo”
Classificação: livre
Duração: 60 minutos
Público-alvo: estudantes do ensino fundamental ii (evento fechado)
Lançamento do “Diário Filmográfico”: 1º de setembro nas redes sociais da Nossa Trupe Teatral