
Da redação
A 11ª edição da Feira do Doce de Tatuí, realizada entre os dias 9 e 13, na Praça da Matriz, pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a Associação dos Produtores de Doces (Aprodoce), movimentou mais de R$ 3,5 milhões.
O relatório foi divulgado na terça-feira, 22, em reunião no Centro Cultural com os 50 expositores participantes, na presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do presidente da Aprodoce, Marcelo Leite; do secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko); do secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; do diretor estratégico de segurança pública, Kleber Vieira Pinto; e do diretor da Mobilidade Urbana, Marcus Marcelus A. Augusto.
Os 50 expositores deste ano registraram a comercialização de 554.278 doces, atingindo 79.278 doces a mais do que em 2024, o que representa aumento de 16,69%.
Com relação ao movimento financeiro geral da feira, o número deste ano foi de R$ 1,2 milhão a mais que em 2024, sendo movimentados R$ 3,5 milhões na economia local. Em termos percentuais, isso representa aumento de 52,17%.
Em relação à geração de empregos, foram contabilizados 386 diretos e 214 indiretos, totalizando 600 postos de trabalho. As empresas doceiras também movimentaram o comércio local, com gastos estimados em R$ 738.573,86.
O evento, segundo dados oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí, atraiu público de 235.727 visitantes neste ano. O número foi contabilizado com precisão pela primeira vez (mesmo com entradas e saídas recorrentes das pessoas), graças ao uso da Muralha Digital, um sistema de monitoramento inteligente com reconhecimento facial implantado pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
O sábado, 12, foi o dia de maior público, com 53.609 pessoas, enquanto a quinta-feira, 10, teve o menor fluxo, com 38.895 visitantes. A média diária foi de 47.145 pessoas.
O evento contou com apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens, do governo do estado de São Paulo, do Visite São Paulo Convention Bureau (pelo Programa SP Pra Todos) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
Pesquisa com expositores
Uma pesquisa feita pela prefeitura e Aprodoce com os 50 expositores da feira revelou as seguintes respostas: 84% acharam o evento ótimo; 100% disseram que foi bom para fazer novos clientes; 98% participariam da próxima edição; 94% personalizaram a apresentação de seus produtos (embalagens, etiquetas etc.); e 86% declararam que a decoração de seus estandes influenciou na venda dos produtos.
Outros questionamentos realizados foram: “Você acha que cinco dias de feira foi bom?” (92% responderam que sim, que neste ano foi bom fazer cinco dias e 8% que quatros dias já são suficientes); e “o que achou das reuniões preparatórias antes do evento?” (46% acharam boas; 44%, ótimas; e 10%, regular).
Também foi questionado sobre a infraestrutura do evento, incluindo estandes, tendas, banheiros químicos e sonorização, em que 68% responderam que acharam a estrutura ótima e 30%, boa.
Outra pergunta foi referente à programação musical do Festival Capital da Música, sobre a qual 78% acharam ótima e 18%, boa. Sobre a decoração do evento, 42% acharam ótima; 32%, boa; e 24%, regular.
Já sobre a empresa de comunicação terceirizada pela Aprodoce responsável pela identidade visual do evento e pela campanha de comunicação da feira, 64% acharam ótima; 30%, boa; e 6%, regular.
Questionados sobre como avaliam a identidade visual do evento e a campanha de comunicação (painéis de led, folhetos, adesivos, postagens em redes sociais e vídeos), 62% acharam ótima; 28%, boa; e 10%, regular. Sobre a equipe de organização do evento (Secretaria de Turismo e Aprodoce), 78% acharam ótima e 22%, boa.
Com relação à questão “como você avalia os serviços de apoio operacional prestados durante o evento (segurança pela Guarda Civil Municipal, brigadistas, Polícia Militar, monitoramento por câmeras, controladores de acesso; demais apoios, com equipes de elétrica de plantão, limpeza pública, trânsito, fiscalização, saúde, entre outros)?”, 88% acharam ótimo e 12%, bom.
Já em relação à acessibilidade e à inclusão na feira, 84% acharam ótimos e 16%, bom. Todos os “respondentes” usaram máquina de cartão, sendo que 94% afirmaram que foram mais de 50% das vendas por esse método; em relação ao pix, 96% usaram e 4% não usaram.
Referente ao cardápio, 74% dos expositores disseram que algum doce acabou antes da feira e 26%, que não acabou. Sobre a “Vila do Salgado”, 56% acharam ótimo (que “ajudou a feira com opções de salgado próximo ao evento, atraindo mais pessoas”); 24%, bom; e 14%, regular/ruim.
Finalizando, 42% dos expositores acharam o domingo o melhor dia de vendas; 30%; a quarta-feira; e 28%, o sábado.
Perfil do público
A “Pesquisa de Demanda Turística”, realizada pelo site visitetatui.com.br com 218 entrevistados, mostrou o seguinte perfil: 64% se consideravam do gênero feminino e 36% do gênero masculino; 12% eram menores de 18 anos de idade, 30% tinham entre 18 e 30 anos de idade, 26% entre 31 e 45 anos, 17% entre 46 e 60 anos e 15% acima dos 60 anos.
Dos entrevistados, 50,46% residem em Tatuí; 29% estavam na cidade somente para visitar a Feira do Doce; 10% estavam na cidade a lazer, turismo ou entretenimento; e 11%, por outros motivos.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “chama a atenção” a presença de visitantes de Fortaleza (CE), Caxias do Sul (RS), Manaus (AM), Teresina (PI) e até da Austrália. De todos os entrevistados, 100% afirmaram que voltariam a Tatuí; 76% disseram já conhecer o evento; e 24%, que não conheciam.
Além disso, 81% foram até a feira em veículo próprio; 5%, através de veículos de aplicativo; 2%, de ônibus rodoviário; 1%, de transporte coletivo; 1%, através de excursão; e 10%, com outros meios de transporte.
Também foi questionado o que acharam do evento de modo geral: 71%, responderam “ótimo”; 26%, bom; e 3%, regular/ruim. Com relação à variedade de doces dos expositores, a análise de 72% foi como ótima; 26%, como boa; e 2%, como regular.
O público opinou também sobre a programação musical do evento, sendo que 63% acharam-na ótima; 32%, boa; e 5%, regular/ruim.
E, para finalizar, o público foi questionado sobre a sua média de gastos diários em Tatuí (na Feira do Doce, em lanchonetes, restaurantes, hospedagem etc.): 31% dos entrevistados afirmaram gastar até R$ 200; 25%, até R$ 100; 12%, até R$ 300; 10%, até R$ 400; 3%, até R$ 500; 7%, acima de R$ 500; e 12% não responderam.
Segurança e saúde
A segurança foi reforçada pela GCM, com o uso intensivo da Muralha Digital, que integra câmeras de vigilância, reconhecimento facial, leitura de placas e acesso a bancos de dados estaduais e federais.
O sistema contribuiu para que seis pessoas com mandado de prisão fossem recapturadas por reconhecimento facial e um indivíduo com mandado de prisão, detido após identificação por leitura de placa veicular na região central.
Ainda segundo o Departamento de Mobilidade Urbana, houve aumento de 21.740 veículos circulando na cidade em relação à média semanal, reflexo direto do grande número de visitantes.
A Secretaria de Saúde esteve presente na Feira do Doce com um estande de vacinação, onde 600 pessoas foram imunizadas contra a gripe durante os cinco dias de evento.