
Da redação
Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Tatuí quarta-feira da semana passada, 16, foi inaugurada a Galeria Lilás, em homenagem a vereadoras e ex-vereadoras que já foram parlamentares no Legislativo local.
O espaço recebeu a denominação de “Vereadora Maria José Paschoal”, em homenagem à primeira parlamentar tatuiana. Criada por meio da resolução 01/2023, de 24 de outubro de 2023, a Galeria Lilás tem o objetivo de valorizar e exaltar as mulheres que atuaram ou atuam no Legislativo de Tatuí.
A solenidade foi conduzida pelo vereador Renan Cortez (MDB), presidente da Câmara, reunindo autoridades e dezenas de pessoas, entre ex-vereadoras, familiares, convidados e a comunidade.
Além do presidente da Câmara, compuseram a mesa dos trabalhos as parlamentares Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD) e Gabriela Xavier Mendes Coito (Podemos), juntamente com o ex-presidente da Câmara Eduardo Dade Sallum, o major subcomandante do quinto Batalhão da Polícia Rodoviária de Sorocaba, Erick Tadeu dos Santos, e o representante do Lions Clube de Tatuí, Antonio Arlindo Lisboa.
Também participaram da sessão solene os vereadores Cintia Yamamoto Soares (PP), Elaine Leite de Camargo Miranda (União), José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos), Kelvin Joelmir de Morais (PT), Maurício Couto (PSD) e Vade Manoel Ferreira (Republicanos).
A trajetória feminina no Legislativo local teve a participação de 13 mulheres desde 1948, entre titulares e suplentes: Maria José Paschoal (1956-1959), Brasilísia de Camargo Barros (1964-1968), Vera Lúcia de Sá (1977-1982 / 1983-1988 / 1989-1992), Vera Lúcia Martins (1989-1992), Lúcia Maciel Aguiar Paes (1997-2000 / 2001-2004) e Maria Eli da Silva Camargo (1997-2000).
Também fizeram ou fazem parte do Legislativo tatuiano: Rosana Nochele Pontes Pereira (2013-2016 / 2025-2028), Cintia Yamamoto Soares (2021-2024 / 2025-2028), Débora Cristina Machado de Camargo (2021-2024), Gabriela Xavier Mendes Coito (2021-2024 / 2025-2028), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (2021-2024 / 2025-2028), Luzia Aparecida Fermino (2021-2024) e Elaine Leite de Camargo Miranda (2025-2028).
Além do espaço físico inaugurado, a Galeria Lilás, atualmente, está presente no site oficial da Câmara de Tatuí, podendo ser acessada em https://www.camaratatui.sp.gov.br/institucional/galeria-lilas
O ex-presidente Sallum leu a biografia da ex-vereadora Maria José Paschoal e falou sobre a importância da mulher na política. “A história da Maria José Paschoal está escrita nos anais desta Casa e, obviamente, no coração e na memória da família dela”, iniciou.
“O que a Câmara faz, aqui, é pedir o nome emprestado à família, para que fique escrito também na memória de Tatuí e do Poder mais representativo, que é a Câmara Municipal”, seguiu.
“Não é apenas uma mensagem de homenagem que a Câmara faz, mas uma mensagem política importante e muito forte, porque sabemos da marcha histórica que as mulheres passaram na história da civilização, para serem respeitadas no mundo”, acrescentou.
“Por muito tempo, as mulheres foram consideradas propriedade dos homens. E, então, vemos a história de uma mulher que, na década de 1950, criou os filhos sozinha, se tornou uma intelectual, não tinha ninguém mandando nela, não era propriedade de ninguém. Independentemente da posição política que ela poderia ter, foi uma mulher muito forte e é um exemplo”, continuou.
“Se hoje a gente debate a dificuldade das mulheres na política, imaginem na década de 1950? O símbolo dela para as mulheres de Tatuí é muito grande. Para as mulheres que enfrentam a violência no dia a dia, mulheres que ganham menos nas mesmas funções que homens, mulheres que muitas vezes são ‘mães solos’ e sustentam toda uma família sozinha”, acentuou o ex-vereador.
“Maria José Paschoal é o símbolo de uma mulher que vinha aqui pra Câmara, uma mulher de vanguarda, combativa, que não tinha medo do prefeito à época, uma mulher com tamanha coragem. Parabenizo ao presidente da Câmara e às mulheres hoje integrantes da mesa diretora, porque a escolha do nome não poderia ser mais assertiva que essa”, finalizou Sallum.
Também em tribuna, Elaine recordou o legado da primeira mulher nomeada prefeita de Tatuí, na década de 1940, Francisca Pereira Rodrigues (Chiquinha Rodrigues).
Ela acentuou os nomes em comum da primeira vereadora e da primeira prefeita eleitas em Tatuí: Maria José Paschoal e Maria José Pinto Vieira de Camargo (Maria José Gonzaga), respectivamente.
“Hoje é um dia de celebração e reconhecimento da força feminina na política da nossa cidade. A inauguração da Galeria Lilás é mais do que uma homenagem; é um marco histórico que eterniza o protagonismo das mulheres que, com coragem, sensibilidade e compromisso com o bem comum, ocuparam ou seguem ocupando uma cadeira na Câmara de Tatuí. Ao todo, 13 mulheres”, informou.
“Tenho orgulho imenso de estar entre essas mulheres e fazer parte desta galeria que, não apenas honra o passado, mas inspira o presente e o futuro. Neste momento tão simbólico, somos cinco vereadoras em mandato e seguimos escrevendo com muito trabalho e dedicação novos capítulos na história de Tatuí”, continuou.
“A Galeria Lilás é um espaço de memória, mas também de esperança. Que ela sirva de inspiração para que mais mulheres ocupem os espaços de decisão com representatividade, voz ativa e empatia”, emendou Elaine.
“Que as próximas gerações olhem para esses rostos e saibam que a política também é lugar de mulher. Parabéns a todas as homenageadas. Esta galeria é de todas nós e de todas que virão. Uma mulher sábia edifica a sua casa, edifica a sua cidade, o seu estado. E mulheres sábias edificam uma nação”, concluiu a vereadora.
Para o descerramento da placa de inauguração e dos quadros da Galeria Lilás, participaram todas as vereadoras, ex-vereadoras, junto a familiares de ex-vereadoras já falecidas e aos vereadores da atual Legislatura.
Ao concluir a inauguração, o presidente da Câmara reiterou se tratar de “uma noite muito feliz, com o destaque para a força feminina no Poder Legislativo e em ações de relevância no município”.
“É uma galeria que também ficará de maneira permanente na Câmara, sendo sempre atualizada conforme novas mulheres forem eleitas para esta Casa”, comentou.
“Estamos vivendo um momento especial na atual Legislatura, com cinco mulheres eleitas e três participando da mesa diretora. É algo histórico dos 181 anos de existência da Câmara. E tudo isso torna ainda mais significativa essa valorização da participação feminina no Legislativo tatuiano. Parabéns a todas as homenageadas e obrigado aos familiares que estão representando aquelas que já faleceram”, finalizou Cortez.