
Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria de Zeladoria e Serviços Urbanos, deu início à instalação de novos contêiners de resíduos sólidos em Tatuí, distribuídos em diferentes regiões.
A ação tem como objetivo “reforçar a limpeza urbana, ampliar os pontos de coleta e incentivar o descarte correto de resíduos por parte da população”, conforme anunciado.
Nesta primeira etapa, foram disponibilizados 80 contêiners: 40 unidades na região central da cidade e outras 40 distribuídas nos bairros vila Angélica, Jardins de Tatuí e Jardim Juliana.
Os equipamentos são fabricados com material altamente resistente, sendo que cada contêiner possui capacidade para armazenar até 450 quilos de lixo orgânico, ficando excluídos materiais como entulho de construção civil ou carcaças de animais, que não devem ser depositados nesses recipientes.
De acordo com a Secretaria de Zeladoria e Serviços Urbanos, “a iniciativa proporciona mais praticidade e higiene para os munícipes, ao mesmo tempo em que combate o descarte irregular e contribui para uma cidade mais limpa e organizada”.
A prefeitura informa, ainda, que outros 270 contêiners já estão previstos para serem instalados em breve, em pontos estratégicos de outras regiões, “ampliando ainda mais a cobertura dessa ação”.
Ecopontos e central
Outro reforço no combate ao descarte inadequado está na rede de ecopontos e na Central de Resíduos – Ecoponto Sul, que funcionam como unidades fixas de coleta seletiva para materiais de maior volume ou especificidade.
Atualmente, o município conta com quatro ecopontos, localizados nas regiões norte, oeste, Pacaembu e Jardim Palmira, além da Central de Resíduos no Ecoponto Sul.
Esses locais estão preparados para receber diversos tipos de resíduos recicláveis e rejeitos, como sofás e colchões, eletrônicos, pneus, pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, lâmpadas e entulho (até 1m³), entre outros.
Os horários de funcionamento dos ecopontos Norte, Oeste, Pacaembu e Jardim Palmira são de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 17h30 (fechados aos domingos); e no Ecoponto Sul (Central de Resíduos), de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h; e aos domingos, das 8h às 17h.
O serviço é gratuito e visa “facilitar o descarte adequado, prevenindo crimes ambientais e promovendo a sustentabilidade”.
A população também pode colaborar com a fiscalização de descarte irregular, entrando em contato pelos telefones (15) 3305-3202 ou (15) 3205-1199.
A Prefeitura reforça que “o lixo tem hora e lugar certo e que a participação da população é essencial para manter a cidade cada vez mais limpa, segura e sustentável”.