A partir das 19h desta sexta-feira, 12, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” promove mais uma edição da Seresta com Ternura. O projeto tem como convidado o grupo Seresteiros com Ternura e dá início ao programa da noite.
Na ocasião, o museu recebe os músicos para apresentação na praça Manoel Guedes, 98, no centro. Sob coordenação artística de Maria Inês de Camargo, o grupo apresentará músicas conhecidas do ritmo, com execução ao vivo.
Às 19h30, a programação segue com explanação sobre o videodocumentário “O Fogo das Coisas que São”, produzido pela jornalista Gabriela Costa Almeida. Trata-se de trabalho de conclusão de curso apresentado em 2012 e que terá primeira exibição no município (gratuita) a partir das 20h.
Com, aproximadamente, 30 minutos de duração, o vídeo tem como proposta um “mergulho na vida” do cantor e compositor Caetano Veloso antes da Tropicália. Ela era um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o “pop-rock” e o concretismo), e que misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.
O videodocumentário é composto por entrevistas com artistas, familiares e amigos. No trabalho, Gabriela “buscou compreender as origens da força criativa dessa personalidade artística tão importante para a cultura brasileira”.
Após a exibição, às 9h30, será realizada uma “roda de conversa”. Na oportunidade, Gabriela conversará com os espectadores para contar como se deu a experiência.
Conforme divulgou a coordenadora do museu, Raquel Fayad, o grupo convidado da noite fará apresentação de músicas especialmente selecionadas e correlacionadas com a apresentação do videodocumentário sobre Caetano Veloso.
O grupo é formado por Cibele Sabioni, na voz, Pedro Oliveira, na voz e violão, Daniel Bortolini, na guitarra, Junior Silva, no baixo, e Penalva na percussão. Ele apresentará releitura de canções do cantor conhecido internacionalmente.