
Raquel Prestes *
Sou a professora Raquel Prestes, escritora tatuiana, escrevo livros de literatura infantil. Comecei escrevendo histórias para meu filho em 2006 e já se foram 29 anos criando muitas histórias para crianças. Desde então minha atenção é voltada para este universo de histórias e infância. Já contei muitas histórias para os alunos da pré-escola Municipal de Tatuí. Uma coisa que está acontecendo em nossas vidas, diante dos nossos olhos é o uso excessivo de telas, para crianças, com jogos, vídeos com superestímulos de cores e sons, são oferecidos para entretenimento e distração. Mas já paramos para refletir sobre isso? O tempo que dedicamos diante de uma tela, passivos recebendo muitas informações e interações em jogos. A tecnologia nos ajuda muito, mas como vivermos em equilíbrio e harmonia. Penso que a resposta é sabermos dar o tempo para cada coisa.
Mas para proporcionarmos um bom desenvolvimento para nossos filhos, temos que oferecer outro meio de entretenimento. Quero dizer sobre o velho e bom livro, o quanto é importante estimularmos a leitura, que através dela, podemos desenvolver nossa aprendizagem, ampliação de nosso vocabulário, a memorias, imaginação. Enfim são tantos os benefícios que podemos ter, com a leitura com livros.
Falando de imaginação que é algo incrível do ser humano, pois sem ela não poderíamos ter evoluído tanto nas áreas do conhecimento. A criatividade nos faz darmos grandes passos na humanidade.
Mas toda essa imaginação começa na infância, quando podemos ler uma boa história para nossas crianças, e assim ela começa em sua mente a criar um cenário imagético onde a história ouvida cria imagens em sua mente.
As ações de leitura devem considerar a faixa etária da criança, neste grande universo de editora, temos livros preparados para bebês, crianças bem pequenas, crianças pequenas, e depois leitores iniciantes e assim por diante. O adulto ao ler para uma criança desde cedo, ajuda em seu desenvolvimento e sua proximidade com o livro, até que ela esteja se alfabetizando e logo ela mesma possa ler, com autonomia e este ato seja um prazer e uma maneira de entretenimento. Mas processo é longo, mas garanto para vocês, apesar de tudo é prazeroso e gratificante ao acompanhamos sua evolução.
Bem meus amigos do jornal O Progresso. Vocês viram o quanto é importante lermos para nossas crianças.
Bem, vou ficando por aqui, espero que na próxima possamos conversar sobre dicas de como promover uma leitura para seu filho. Até a próxima.
* Escritora tatuiana.