
Da reportagem
A oitava edição do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” teve lançamento na 11ª Feira do Doce, realizada entre a quarta-feira da semana passada, 9, e o domingo, 13, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.
À disposição gratuita no estande da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, já na abertura, a publicação foi procurada por visitantes e turistas, os quais tiveram, assim, a informações sobre o que de melhor há no município.
O material traz indicações renovadas de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos que prestam serviços voltados à orientação de visitantes.
O guia tem seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade. Todas as informações são anualmente atualizadas.
Desde a primeira edição, que circulou em 2016, o guia “Tatuí Cidade Ternura” tem sido utilizado para a divulgação de tudo o que a cidade tem em termos culturais, turísticos, gastronômicos e históricos. Desde então, apresenta novidades a cada edição, sempre valorizando as tradições artísticas e culturais da cidade.
Desde a semana anterior, também estão sendo encaminhados lotes da publicação a pontos de interesse turístico e a órgãos municipais da área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a própria Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Os interessados também podem adquirir exemplares gratuitamente no jornal O Progresso de Tatuí, que ainda levará o guia a todos os seus assinantes junto à edição especial de aniversário da cidade, no dia 10 de agosto.
O guia turístico possui um calendário de distribuição pontual, considerando as épocas de maior fluxo de visitantes na cidade.
Por esse motivo, tem o primeiro lote levado a público durante a Feira do Doce, o evento local com maior número de turistas, no início de julho. Em seguida, tem reforço na distribuição durante os eventos de aniversário da cidade, em agosto.
Já no final do ano, aproveita o Natal para uma nova remessa ser levada gratuitamente aos visitantes e aos próprios tatuianos. Ainda, outro volume é reservado para os demais eventos de maior relevância a serem promovidos durante o ano.
Gratuito
De modo a privilegiar setores da economia local e reunir o maior número de empreendimentos, o guia sustenta a dinâmica da primeira edição, pela qual a divulgação nos classificados acontece gratuitamente.
Por meio da iniciativa, a publicação, de um lado, busca prestigiar o comércio do município e, de outro, oferecer a quem acompanha o material todas as informações possíveis e pertinentes sobre os produtos e prestadores de serviços de interesse turístico.
“Na prática, além de priorizar os visitantes, o guia é pautado pelas expectativas dos próprios tatuianos, que passam a conhecer mais a cidade onde residem e a ter um grande volume de opções de serviços e produtos, especialmente na área de gastronomia”, observa Ivan Camargo, editor de O Progresso de Tatuí.
O editor lembrou que o jornal foi um dos que se dispuseram a investir no reconhecimento de Tatuí como Município de Interesse Turístico (MIT).
“Naquele momento, por volta do ano de 2015, diante de tanta dúvida – senão de desconfiança -, não foi fácil se alcançar o título de MIT e, claro, concluir-se a primeira edição do guia”, comenta Camargo, agora acentuando que a publicação se tornou comumente utilizada para a divulgação do município, sobretudo pela própria prefeitura.
Já a gerente administrativa de O Progresso de Tatuí, Lívia Amara Rodrigues de Oliveira, observa também ser importante a responsabilidade do jornal no sentido de ajudar na divulgação de pontos turísticos e atrativos da cidade.
“Todo veículo de comunicação profissional tem uma função social, que é a de informar o cidadão. Lógico que sabemos que as notícias são aquilo que os leitores mais esperam, mas não é por isso que vamos deixar de fazer a nossa parte também na promoção do município”, salienta.
A gerente também lembra que o guia começou a ser pensado há cerca de sete anos, durante uma reunião do Conselho de Turismo, em razão “da ausência de um material à altura da cidade”.
A ideia, segundo ela, era que Tatuí pudesse ter divulgada, de forma ampla, seus pontos turísticos, hotéis e gastronomia, além de ter a sua história contada de forma sucinta a visitantes.
“Sendo assim, tivemos a ideia de criar algo que pudesse contribuir de alguma forma, pois sempre acreditamos que o turismo pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas”, reforça.
Digital
O portal “Tatuí Cidade Ternura” (www.tatuicidadeternura.com.br), estruturado a partir da versão impressa do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” segue com um formato inovador desde 2022, com atualizações e recursos até então inéditos para os usuários e leitores.
Os atrativos turísticos mais significativos, os títulos históricos mais relevantes, atividades de lazer, agenda de eventos, agenda musical e as principais opções de gastronomia e turismo na cidade também estão disponíveis da versão digital, assim como na impressa.
Entre as novidades, está a possibilidade das postagens de vídeos dentro da própria plataforma, para a divulgação dos estabelecimentos da área de turismo e gastronomia, e o “georreferenciamento”, pelo qual o turista é informado sobre o melhor caminho para chegar aos locais, a partir de um mapa acessado com um simples toque no endereço desejado.
Além dos principais atrativos, o portal tem como foco principal a divulgação completa dos serviços, produtos e opções em gastronomia locais.
Contudo, o maior diferencial do site de turismo é a publicação constante de reportagens com foco no turismo e na cultura local, produzidas pelo jornal O Progresso de Tatuí.
Na versão online, a partir das abas de acesso, os visitantes também podem acessar o conteúdo por segmentos, facilitando o acesso do usuário.
“Na verdade, o portal traz as mesmas informações do formato em papel, porém, com as facilidades que a internet pode oferecer, como a divulgação diária das notícias sobre cultura e eventos da cidade’, frisa Lívia.
“E, mais: a opção do link de pedidos via delivery. Ela é oferecida àqueles que são clientes do portal, para facilitar a vida do tatuianos e mesmo dos visitantes”, conclui a gerente.
Reconhecimento pelo município
Durante a realização da Feira do Doce, quando o guia turístico tinha o primeiro lote oferecido aos visitantes, o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), falou sobre o uso da publicação para a promoção dos atrativos locais.
“O guia ‘Tatuí Cidade Ternura’ continua sendo uma ferramenta de apoio ao turismo. Ele contribui diretamente com informações úteis ao turista, como atrativos, meios de alimentação, hospedagem e serviços, funcionando como um material de orientação ao turista”, reconhece Buko.
“Um instrumento de política pública para o fortalecimento do turismo de nossa cidade. Apresenta atualmente protagonismo na construção da narrativa que destaca Tatuí em seus atrativos, sabores, tradições e hospitalidade”, segue o secretário municipal.
Nesse sentido, a publicação chegar exatamente no maior evento da cidade é proposital. “O lançamento do guia durante a Feira do Doce pertence a ação estratégica para o fomento e promoção do turismo de nossa cidade, uma vez que o evento possui grande fluxo de visitantes e ampla cobertura da imprensa estadual e nacional”, observa Buko.
“Essa visibilidade torna o momento ideal para o lançamento de materiais de apoio ao turismo, ampliando o alcance e o impacto da publicação desde o início”, acentua ele.
“Essa escolha reafirma o compromisso da administração em potencializar o evento que une dois principais patrimônios de nossa cidade: os doces e a música, fortalecendo a política pública de turismo, criando conexões entre identidade de nosso território, promoção territorial e geração de renda”, acrescenta o secretário.
Contudo, a publicação parte da feira, mas continua a ser utilizada ao longo de todo um ano, informa o Executivo. “O guia é utilizado em ações promovidas ou apoiadas pelo Departamento Municipal de Turismo, como feiras e encontros de turismo, recepção de visitantes e divulgação institucional. Além disso, é disponibilizado em atrativos turísticos locais como material informativo e de apoio à visitação”, detalha Buko.
Fora isso, o material permanece em pontos de interesse, entre os quais, no Departamento de Turismo. “É disponibilizado de forma contínua no setor de informações turísticas, para visitantes, moradores da cidade interessados em conhecer ou explorar os atrativos da cidade”, informa o secretário.
“Essa prática reflete o entendimento de que o turismo deve ser promovido de maneira estruturada, planejada e permanente — não apenas em períodos festivos, mas como uma política pública transversal, que dialoga com cultura, economia criativa, patrimônio e hospitalidade”, reforça Buko.
Finalmente, sobre as pretensões de Tatuí tornar-se estância, o secretário demonstra expectativa bastante positiva. “Trabalhamos para manter Tatuí bem-posicionada como município de interesse turístico e, ao mesmo tempo, avançar no caminho para a conquista do título de estância turística, enquanto aguardamos o anúncio do governo estadual sobre o resultado do ranqueamento dos MITs e estâncias”, comentou.
“Nesse processo, o guia turístico é um material que contribui para fortalecer a imagem do município, ao apresentar de forma organizada as informações turísticas e culturais da cidade. Assim, o guia pode ser sempre bem aproveitado como uma importante ferramenta de divulgação e promoção do turismo local”, conclui Buko.