
Da Redação
Na tarde de segunda-feira, 7, uma mulher de 41 anos, moradora do bairro Jardim Novo Horizonte, registrou ter sido vítima de estelionato em Tatuí, praticado por meio do aplicativo WhatsApp. O caso ocorreu na sexta-feira anterior, 4.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima relatou que havia adquirido uma moto em Sorocaba, com financiamento por uma instituição bancária. Posteriormente, ingressou com uma ação judicial por conta de supostos juros abusivos.
Na sexta-feira, ela recebeu mensagem de um número com DDD 11, informando que o banco responsável pelo financiamento tinha uma proposta relacionada às parcelas do contrato.
Acreditando na veracidade da informação, a mulher aceitou o acordo, uma vez que os golpistas enviaram documentos aparentando ser legítimos.
Durante a comunicação, os autores pediram que ela acessasse os aplicativos de dois bancos e seguisse um passo a passo detalhado. Também solicitaram que compartilhasse a tela do celular e confirmasse se o valor referente ao suposto acordo já havia sido creditado em conta.
Seguindo as instruções, a vítima percebeu, após o procedimento, que diversos valores haviam sido transferidos via PIX para uma conta de terceiro. Ao todo, cerca de R$ 4.000 foram desviados, sendo o valor sacado da própria conta dela, em que havia, aproximadamente, R$ 3.860 no momento da fraude.