11ª Feira do Doce de Tatuí soma promove espaço adaptado e atendimento humanizado

Evento conta com medidas inclusivas voltadas (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A 11ª Feira do Doce de Tatuí, que acontece a partir desta quarta-feira, 9, até domingo, 13, das 10h às 22h, na Praça da Matriz, divulgou ações relativas “à inclusão, à humanização e à acessibilidade turística, proporcionando uma experiência acolhedora e respeitosa para todos os visitantes”.

Realizada através de parceria da Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce) com a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a feira conta com apoio da Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet), que auxilia em uma série de ações voltadas às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas.

Um dos destaques é a “Hora dos Autistas”, que ocorre em horários especiais nos cinco dias de festa. Durante esse período, a Praça da Matriz estará com menor circulação de pessoas e o som do evento será desligado, “criando um ambiente mais confortável e seguro” para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares.

A ação é realizada: quarta-feira, das 10h às 11h; quinta-feira, das 10h às 11h; sexta-feira, das 12h às 13h; sábado, das 10h às 11h e das 19h às 20h; e domingo, das 11h às 12h e das 19 às 20h.

Outras medidas são adotadas para garantir a acessibilidade do público. Há intérprete de Libras tanto na cerimônia de abertura quanto no estande da Secretaria de Cultura e Turismo, nos mesmos horários da “Hora dos Autistas”.

E, no palco do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, há orientação para que todos os que fizerem uso da palavra realizem autodescrição.

A infraestrutura do evento conta com mesas e assentos sinalizados com o símbolo universal da acessibilidade, equipados com QR Codes que dão acesso ao cardápio dos expositores e à programação musical.

Também são disponibilizados espaços preferenciais para pessoas com deficiência, banheiros adaptados, fraldário com ambiente adequado para amamentação, espaço saúde com cadeiras de rodas para uso durante o evento, e totem com informações sobre a feira e pontos turísticos da cidade.

Além disso, a Praça da Matriz já conta com piso tátil, “garantindo maior segurança e autonomia para pessoas com deficiência visual”. A estrutura externa também foi pensada para facilitar o acesso, com vagas exclusivas para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida.

A Secretaria de Saúde marca presença com um estande de vacinação contra a Influenza (gripe) e o Grupo Lucemi – Moreno está presente oferecendo serviços como fraldário, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia.

Pensando nas pessoas com restrições alimentares, os expositores disponibilizam opções de doces zero açúcar, zero lactose e zero glúten.

A 11ª Feira do Doce de Tatuí tem apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens, do governo do estado de São Paulo, e do Visite São Paulo Convention Bureau, por meio do Programa SP Pra Todos e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui