Prefeitura tem definição do plano de segurança para Feira do Doce de Tatuí

Ações incluem a Mobilidade Urbana e a Segurança Pública do município

Reunião é realizada no Centro Cultural (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Como parte dos preparativos para a 11ª Feira do Doce de Tatuí, a prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, promoveu, na segunda-feira da semana passada, 30 de junho, uma reunião com os expositores do evento.

O encontro ocorreu no Centro Cultural de Tatuí e foi conduzido pelo secretário municipal da pasta, Miguel Ângelo de Campos. Participaram os produtores de doces expositores desta edição da feira.

Na reunião, foi apresentado o plano de segurança e mobilidade urbana a ser implementado durante o evento, com foco na proteção e no bem-estar dos visitantes, expositores e equipes de trabalho, além da garantia do ordenamento do trânsito e do acesso à região central.

Entre os principais tópicos abordados, estiveram os horários e as regras para carga e descarga, os pontos específicos de estacionamento, a organização do fluxo de pedestres e veículos, além dos procedimentos a serem adotados em casos de emergência.

“Nosso compromisso é trabalhar de forma preventiva e orientativa, garantindo que a Feira do Doce, que é um orgulho para Tatuí, aconteça com segurança, organização e tranquilidade para todos”, declarou o secretário.

Na semana anterior, quarta-feira, 25, o Executivo já havia promovido uma reunião estratégica de segurança, com o objetivo de alinhar ações integradas para a feira.

Na ocasião, o encontro também aconteceu no Centro Cultural e contou com a presença de representantes de diferentes setores da administração municipal, além de órgãos de segurança e serviços essenciais.

A coordenação geral da reunião esteve a cargo das secretarias da Segurança Pública e Mobilidade Urbana e a do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

Nessa reunião, foram definidas as atribuições de cada setor, com foco no bem-estar da população, na organização dos serviços e na segurança dos visitantes.

Ficou determinado que a Guarda Civil Municipal (GCM) contará com viatura presente na Praça da Matriz em plantão 24 horas; efetivo ampliado durante os dias do evento; permanência diária até a dispersão do público; e apoio no monitoramento por câmeras.

Com relação à mobilidade urbana, haverá apoio na montagem da estrutura; reservas de vagas para descarga de equipamentos do evento; identificação de veículos autorizados com adesivos dos expositores da feira, para carga e descarga; criação de área de embarque e desembarque para idosos e pessoas com deficiência próxima à Praça da Matriz; e liberação de vagas de estacionamento, em ambos os lados, nas ruas 11 de Agosto e 15 de Novembro.

Com relação aos ônibus e vans de turismo e excursão, haverá pontos de embarque e desembarque na praça Manoel Guedes, em frente ao Museu Histórico “Paulo Setúbal” (acesso pela rua 7 de Maio) e na praça Martinho Guedes, 12, em frente ao Centro Cultural.

Após o embarque e desembarque, os veículos poderão estacionar no Complexo Cultural de Tatuí, que inclui o Museu da Imagem e do Som e o Memorial do Rugby 1928, que estará aberto para visitação durante os dias do evento, das 9h às 17h, com sanitários adaptados.

Os guias de turismo, agências e turistas que necessitarem de mais informações podem entrar em contato com o Departamento Municipal de Turismo pelo telefone/WhatsApp (15) 3259-4135.

Além disso, neste encontro, todos os órgãos municipais envolvidos montaram uma força-tarefa entre eles, visando “zelar pela organização e bom andamento da feira, bem como pelo ótimo atendimento aos expositores, ao público e aos visitantes”.

Participaram da reunião: o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima; a coordenadora da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 Tatuí, Mariana Leme de Campos Oliveira; e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Sérgio Luiz de Moraes.

Também participaram: o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Lúcio Germano Vieira; o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana (DMU), Marcus M. A. Augusto; o diretor executivo da Secretaria de Zeladoria e Serviços Urbanos, Jônatas Carriel Teles; e o diretor estratégico da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Kleber Vieira Pinto.

Ainda participaram: o capitão da Polícia Militar Diego Reali; os representantes do Departamento de Fiscalização, Anderson Silva e Fernando Muniz Santana; a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Nativa Quedevez de Souza; o coordenador do Creas, Janderson Mendes; o representante do Departamento de Cultura, Geovane Farias; e os turismólogos da prefeitura, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsick Coutinho.

“A 11ª Feira do Doce de Tatuí reforça a vocação da cidade como Capital da Música, Cidade Ternura e Terra dos Doces Caseiros, integrando cultura, economia criativa e tradição em um só evento”, conclui, em nota, a assessoria de comunicação do Executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui