Salão Tatuiano de Humor, de Binho Vieira, é aberto na próxima semana

Binho Vieira com caricaturas da exposição (Foto: Divulgação/Binho Vieira)
Da reportagem

O multiartista Binho Vieira, criador do movimento artístico “Tijol”, realiza a primeira edição do Salão Tatuiano de Humor entre os dias 12 e 30, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Complexo Cultural “Memorial do Rugby”, ao lado do paço municipal.

“Com toda sua irreverência, desenhando caricaturas, charges e cartuns para satirizar nosso tempo e as pessoas que fizeram e fazem parte do seu entorno, tive a grande ideia de retratar, com seus traços, pessoas da nossa terrinha”, explica o artista, em material divulgado à imprensa.

A exposição retrata, em caricaturas, personagens que, “muitas vezes, só encontramos em nomes de placas de ruas ou livros de história”, acentua ele. Personagens como Chico Pereira, Bimbo Azevedo, Paulo Setúbal, Maria Ruth Luz, maestro Neves, canturião Zé Pinto, Juvenal de Campos, Roberto Rozendo, Ditinho Rolim, Almira Porciúncula, Gualter Nunes e Renato Vieira estão entre os retratados.

“Este Salão de Humor será uma grande aula de história sobre o melhor da nossa gente. E, claro, não poderia deixar de homenagear os que, em vida, fazem as engrenagens da nossa história se movimentar, como as caricaturas de Jaime Pinheiro, Visel MC, maestro Eduardo Augusto, Camilo Perez, Jorge Rizek, Tonny Guedes, Diego Dedablio, Alexandre Bossolan, Naty MC, Raquel Prestes, Drica, Luís Voss Campos, Rafael Sangrador, Therezinha Pinto, Rodinei, dentre muitos”, aponta o material.

De acordo com informado por Binho à reportagem, a escolha da caricatura se deu porque essa “é uma grande ferramenta do humor gráfico, que entendo ser uma forma artística encontrada para homenagear as pessoas de Tatuí, que está prestes a completar 200 anos de história.”
“Quem ganha uma caricatura, seja do artista que for, ficará marcado na história”, complementa. Ainda de acordo com ele, “as caricaturas são os memes dos dias de hoje”.

“Quando aquela pessoa ganha destaque ou notoriedade na sua área de atuação, as caricaturas surgem como uma homenagem social”, comenta.

Conforme o artista, ele participou de diversos salões de humor em sua trajetória nas artes, mas dois foram muito relevantes. “Como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, onde o meu cartum ‘O Salto’ foi selecionado para fazer parte do acervo do ano de 1992, e o Salão Estudantil Latino-Americano de Humor de 1994, onde minha charge ‘O Caipira’ ganhou menção honrosa.

Foi daí que ganhei experiência e gosto pelo humor gráfico”, contou.
O artista argumenta que, com o advento da força da IA (inteligência artificial), em especial no mundo das artes, ele sente que “o talento artístico do ser humano ‘levou um nocaute’”.

“Voltar a desenhar caricaturas novamente depois dos 50 anos, com o uso de caneta nanquim e do grafite de forma natural, foi o meu protesto silencioso e pacífico que encontrei para dizer que nada pode substituir o talento”, defende.

“A vontade de voltar a desenhar, trazer algo inédito em Tatuí, através de um salão de humor, só com caricaturas de personagens da nossa terrinha, foi a ideia central, que foi construída com o apoio, em especial, dos editais de cultura”, complementou.

Ainda conforme o artista, foram apresentadas, para a imprensa, apenas três caricaturas das 70 que estarão em exposição. Entre elas, estão o maestro Neves, o cineasta Expedycto Lyma e o mestre Zé Pinto.

De acordo com ele, quem viu as ilustrações, logo descobriu de quem se tratavam as caricaturas. “Isso mostra que, mesmo com meus traços fortes de uma mão cansada com o tempo, das imperfeições da tinta nanquim e com as distorções e os exageros das caricaturas, consegui uma similaridade muito próxima com a foto original do homenageado”, declarou.

As demais caricaturas ainda não foram vistas, sendo uma surpresa para todos os homenageados. Conforme informado por Binho, mais da metade dos homenageados são “in memoriam”. “São lendas da história da nossa Tatuí”, enfatiza.

“Trouxe para o Salão Tatuiano de Humor, além da força do humor gráfico, uma grande aula de história, e abaixo de cada caricatura teremos a foto e uma breve biografia de cada homenageado”, antecipou.

“Trazer os grandes da nossa história – e muitos ainda vivos -, que fazem as engrenagens da história rodar, foi o norte para a escolha destes homenageados nesta primeira edição”, complementou.

Sobre o que priorizar na hora de desenhar os homenageados, Binho observa: “Para que o humor das caricaturas dê certo, precisamos exagerar naquilo que as pessoas já têm de exagerado em seus rostos.”

“Fazer parecer uma pessoa numa caricatura tem técnica e estilo. Eu apenas trago uma deformação da face, mas mantendo sempre a força dos seus olhos e da boca. Desta forma, consigo trazer para meus traços a identidade forte dos meus homenageados”, comenta.

“O melhor de tudo é quando a pessoa consegue se ver naquela caricatura. Quando isso acontece, mostra que o trabalho foi muito bem feito. Espero surpreender a todos neste rico e inédito Salão Tatuiano de Humor. Será um marco em nossa cidade”, enfatizou.

O salão é um projeto contemplado pelo edital de Cultura “Professor Josué Fernandes Pires”, uma realização da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura.

O Artista

Binho Vieira é o criador da arte “Tijol” (movimento artístico tatuiano), baseado em fazer artes através dos círculos, linhas e da desconstrução do tijolo cerâmico vermelho.

Nascido em 1974, Binho é publicitário, ilustrador, poeta, escritor, designer, músico, cantor, compositor, fotógrafo, artista plástico, escultor, gestor de marketing; tem bacharelado em comunicação social, com formação em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, e pós-graduação em marketing e mídias digitais pela Fundação Getúlio Vargas.

Começou em 1990, nos estúdios da Art&Ofício, dos amigos Mário Caresia, Mingo Jacob e Jaime Pinheiro, “onde teve o prazer de aprender tudo sobre design gráfico à moda antiga, do ‘past up’ ao nanquim”.

Sua charge “O Salto” foi selecionada no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 1992. Em 1993, ganhou menção honrosa com seu cartum “O Caipira”, no Salão Universitário Latino-Americano de Humor, e, em 1994, participou como cartunista do jornal Estopim, vinculado ao jornal O Progresso de Tatuí.

Binho foi ainda finalista no Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor capa de livros infantis (1997), pela editora Casa Publicadora Brasileira, e vencedor do Mapa Cultural Paulista 2010 (fase municipal) na categoria caricatura, com a obra “Andrea Bocelli”, e na categoria escultura, com “O Gorila”, quando iniciou os primeiros traços da arte Tijol.

No ano de 2024, foi bicampeão do Festival Nacional de Poemas de Cerquilho (Fepoc) e artista curador responsável pela exposição “Tijol Retratos: “70 Artistas Celebrando os 70 Anos do Conservatório de Tatuí”, que aconteceu na inauguração do MIS – Museu da Imagem e do Som de Tatuí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui