AI Conservatório / Kazuo Watanabe
Duplas convidadas apresentaram repente em mostra não competitiva durante os três dias do 6º torneio
“Tivemos um saldo positivo, com um público atuando, aplaudindo e avaliando, com a receptividade, os cururueiros que mais se destacaram. As mudanças foram altamente positivas e devemos manter este formado para as próximas edições”.
Esta é a avaliação do coordenador Jaime Pinheiro sobre a 6ª edição do Torneio Estadual de Cururu, evento realizado no Conservatório de Tatuí no final de semana passado – de sexta, 21, a domingo, 23.
Ao longo dos três dias de eventos, mais de 2.000 pessoas participaram das apresentações, realizadas no estacionamento do Conservatório de Tatuí, em estrutura especialmente instalada. Ao todo, foram mais de 20 atrações, envolvendo não somente o cururu, mas outras manifestações de raiz como a catira, o fandango e a caninha verde.
A estrutura do evento contou com cenário assinado por Pinheiro, além de som, iluminação e praça de alimentação, cujas barracas do Alambique dos Ramos, Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição e Associação de Turismo Rural ofereceram comidas e bebidas típicas.
“O Torneio de Cururu nasceu para valorizar esta manifestação cultural, mas havia a questão da disputa. A presença dos jurados intimidava os participantes. Neste ano, o que vimos foram cantores mais à vontade e, inclusive, o público mais à vontade. Acredito que o público gostou muito, funcionou bem e, claro, tivemos novamente o comportamento exemplar de todo o público”, destacou Pinheiro.
Para a edição deste ano, o evento contou com cururueiros de Agudos, Botucatu, Cerquilho, Iperó, Pardinho, Piracicaba, Porto Feliz, São Manoel, Sorocaba, Tatuí e Votorantim. Todos os participantes – duplas e violeiros – receberam um cachê a título de participação. Entre os presentes, destaques para cantores que são considerados ícones do cururu: Jonata Neto, Dito Carrara, Cido Garoto e Zé Pinto.
Além dos cururueiros, o evento contou com participação especial de grupos convidados, caso dos Tropeirinhos do Rancho e do grupo de fandango de tamancos “Cuitelo”, de Ribeirão Branco, que deu um show à parte. Cantores como Bob Vieira e a dupla Jacó e Jacozinho também foram recebidos pelo público.
Em todos os dias, o evento foi aberto com “roda de violeiros”, momento no qual o microfone esteve livre para participações, comandada por Helinho Beijo Frio, um dos dois apresentadores. Em sua 6a edição, o torneio também teve apresentação de Falinha, de Sorocaba. As atrações seguiram diariamente até por volta das 20h30.
O Torneio Estadual de Cururu é realizado há seis anos consecutivos, sendo uma das ações do Festival de MPB, que envolve também o Certame da Canção e o Painel Instrumental. Seu principal objetivo é valorizar a cultura de raiz e, quando criado, premiar e homenagear cururueiros do Estado de São Paulo.
Neste ano de 2014, o homenageado especial foi Luizinho Rosa, tatuiano com intensa atuação e com várias obras consagradas na música.
“O que observamos, hoje, é que o evento organizado pelo Conservatório de Tatuí está se tornando uma referência. É um verdadeiro festival esperado todos os anos por público e participantes”, ressaltou o diretor executivo Henrique Autran Dourado.