Recital marca lançamento de CD e integra turnê 2014 de músico





Divulgação

Em recital gratuito, Flávio Apro apresenta mostra do repertório de um dos três trabalhos lançados no ano

 

Autores considerados díspares estão presentes no trabalho que será lançado em Tatuí pelo violonista, produtor, pesquisador e professor Flávio Apro. Premiado em diversos concursos e selecionado para representar o Brasil no Japão, o músico apresenta às 18h30 do próximo dia 18, uma mostra do repertório do CD “O Violão Brasileiro” dentro de recital no Auditório da Unidade 2 do Conservatório de Tatuí.

O programa da noite é composto por duas partes, tendo a primeira três peças do trabalho que recebeu apoio do Ministério da Cultura. São elas: “Choro Nº 3” (Alvino Argollo), “Toada” (Antonio Ribeiro) e “Jongo” (Paulo Belinatti).

Também serão apresentadas, as obras “Estudio III – Tempo de Chorinho”, “Estudio II – Seresteiros” e “Estudio VI – Assai Vivo”. Todas, integram o álbum “Doce Estudios de Francisco Mignone”, lançado em outubro deste ano no México.

A segunda parte contará com “Prelúdio em Lá Menor” (Francisco Tárrega), “Kolysanka Nº 2” (Alexsander Tansman) e “Chanson (Manuel Ponce)” – do CD “Nocturne”, com apresentação em maio de 2014, na Holanda.

Completam o programa: “Sons de Carrilhões” (João Pernambuco), “A Santa Ceia Athayde” (Luis Carlos Barbieri) e “Homenagem” (Rafael Altro), de “The Brazilian Guitar”, lançado em agosto deste ano, também na Holanda.

“O Violão Brasileiro” é um dos quatro lançamentos internacionais assinados por Flávio Apro e apresentados ao público neste ano. No repertório, estão obras de Ary Barroso, Alvino Argollo, Canhoto/Baden Powell, Dori Caymmi, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Radamés Gnatalli e Sérgio Assad.

“O trabalho possui a particularidade de transitar por um amplo repertório de música brasileira para violão, unindo a excelente qualidade das obras com a sofisticação de execução do concertista internacional”, cita-se em nota divulgada pela assessoria do Conservatório. Gozando de grande reputação, Apro é considerado dono da “mais aveludada sonoridade do violão brasileiro”.

A junção das obras e que resultou na gravação é decorrente de experiência de retorno que o artista obteve das plateias internacionais nas quais se apresentou. O artista escolheu o repertório a partir do público que aprecia e compreende músicas de compositores distintos, sem dividi-los em categorias.

O lançamento em Tatuí integra turnê 2014 do artista. Antes de executar as obras de seu trabalho especial na “Capital da Música”, Apro apresentará “O Violão Brasileiro” no teatro “Nelson Rodrigues”, em Guarulhos (no dia 13), e no Centro Cultural MIDRASH, no Rio de Janeiro (dia 16).

Mais três cidades a receberem o recital, são: Maringá (dia 19); Mandaguari (dia 20) e Rolândia (no dia 21) – essas três no Estado do Paraná. A turnê deste ano inclui, ainda, São Paulo (no próximo dia 22).

Flávio Apro é figura proeminente no cenário musical brasileiro. Iniciou estudos aos 5 anos de idade, acumulando prêmios em diversos concursos e sendo selecionado para representar o Brasil no “Kyoto International Music Festival”, no Japão, onde recebeu prêmio de melhor intérprete internacional de Villa-Lobos.

Apresenta-se nas principais salas de concerto brasileiras e internacionais, com ênfase na Alemanha e Estados Unidos. É professor efetivo da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, e convidado em instituições brasileiras e estrangeiras. Entre as principais: a Universität Würzburg, a Gitarrenseminar Reisbach, a Unesp (Universidade Estadual Paulista), o Conservatorio de Musica del Estado de Mexico, no México, e a University of Texas, nos Estados Unidos.

Como produtor, teve seu primeiro álbum, o CD “Praeludium”, aclamado pela crítica e público. Neste ano, realizou três lançamentos internacionais, sendo dois na Holanda, pelo selo Brillian Classics (“Nocturne” e “Brazilian Guitar”); e um no México (“Doce Estudios de Francisco Mignone”).

Já se apresentou na Alemanha, México e nos Estados Unidos e em várias cidades brasileiras. Atualmente, Flávio Apro está na California State University.

O recital no Conservatório de Tatuí tem entrada franca e será realizado no Auditório da Unidade 2. O espaço fica à rua São Bento, 808, no centro. Mais informações pelo telefone 3205-8444.