
Da redação
Nesta sexta-feira, 16, o canal oficial do Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí no YouTube lança dois novos conteúdos audiovisuais “que reforçam a importância dos museus como espaços de educação, memória e cultura para a população”, conforme anunciado pela assessoria de comunicação da prefeitura.
A iniciativa integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”.
A primeira exibição será às 9h, com palestra sobre o Museu da Imagem e do Som de Tatuí – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e as conexões entre educação e cultura, disponível no link https://youtu.be/kh3boFCqWy0.
Já às 14h, será lançado o vídeo “Visita Guiada ao Museu da Imagem e do Som de Tatuí”, disponível em https://youtu.be/iefvC8EsZQY.
Gravada no Memorial do Rugby “Dr. Gualter Nunes”, a palestra contou com a participação da coordenadora de expografia do MIS, Silvia Landa, e do curador Roney Cytrynowic, destacando o papel educativo e cultural do museu.
A atividade buscou aproximar o público escolar das múltiplas possibilidades pedagógicas do novo espaço, com abordagens que “dialogam” com disciplinas como português, geografia, história e artes.
Esses conteúdos fazem parte das ações de contrapartida do projeto de expografia do MIS Tatuí, desenvolvido pela empresa Arquiprom – Arquitetura, Promoções e Exposições, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Inaugurado como equipamento complementar ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, “o MIS Tatuí oferece ao público uma estrutura moderna, interativa e acessível”, acrescenta a assessoria.
O museu está localizado na avenida Domingos Bassi, s/nº, próximo à prefeitura, e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.
O museu foi viabilizado com patrocínio das empresas Cooperativa de Consumo (Coop), Fadel Transportes e Logística Ltda., Sorocaba Refrescos e Redecard Itaú, além da doação da família Setúbal, e ainda contando com apoio cultural da Mottanet.