
Da redação
De 13 a 18 de maio, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, participa da 22ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial. Neste ano, a exposição “Do Tropeirismo à Arte” é o destaque das atividades, “abordando com sensibilidade e riqueza de detalhes um tema fundamental para a identidade cultural da cidade: o tropeirismo em Tatuí”.
A iniciativa faz parte de um movimento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, em 2025, traz como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
A proposta é “estimular a reflexão sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea, reforçando seu valor como espaços vivos de preservação da memória e promoção do diálogo entre o passado e o presente”.
Aberta ao público de maio até o dia 29 de junho, das 9h às 17h, a mostra reúne peças do acervo permanente do museu e obras do artista plástico tatuiano Mingo Jacob, que retratam a vida dos tropeiros e o cotidiano rural.
Um dos destaques é a história dos “Tropeirinhos do Rancho”, grupo formado por 15 meninos da zona rural do bairro Congonhal que, ainda na infância, dedicaram-se a manter vivas as tradições caipiras. Hoje adultos, esses ex-integrantes seguem atuando como “guardiões” de um legado cultural que faz parte da alma tatuiana.
“Com fotografias, vídeos e obras de arte, a exposição oferece uma verdadeira imersão na cultura caipira e no modo de vida dos antigos tropeiros, figuras essenciais na formação histórica de Tatuí e de toda a região”, defende a assessoria de comunicação da prefeitura.
“A participação do Museu Histórico “Paulo Setúbal” na Semana Nacional de Museus reafirma o compromisso do município com a valorização de sua história e com o acesso democrático à cultura, promovendo ações educativas que fortalecem os vínculos da comunidade com suas raízes”, conforme a assessoria.
Grupos escolares e demais interessados podem agendar visitas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail educativo.paulosetubal@gmail.com. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica localizado na praça Manoel Guedes, 98, centro.