Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí completa dois anos

Local tem atendimento médico, nutricional, psicológico e dental para pacientes

Evento de comemoração aos dois anos do Núcleo (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Na manhã de segunda-feira, 28 de abril, o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí comemorou dois anos de existência com evento realizado na sede da entidade, onde foi apresentada a “Carteirinha Oncológica”.

A novidade visa garantir aos pacientes do núcleo prioridade no atendimento médico, tanto no sistema público de saúde quanto no privado.

“A carteirinha representa um avanço significativo na humanização do atendimento, permitindo que os pacientes sejam atendidos de forma ágil e com a qualidade que merecem. Os pacientes interessados já podem realizar o cadastro no núcleo para garantir esse importante benefício”, informa a assessoria de comunicação do Executivo.

Outra novidade anunciada durante o evento foram as sessões de laserterapia, que visam aliviar e diminuir os efeitos colaterais do tratamento, “melhorando, assim, a qualidade de vida dos pacientes”.

Na ocasião, o local também recebeu o nome de “Claudio Alves Lima”, por meio do projeto de lei 33/2024, de autoria do vereador Renan Cortez (MDB), uma homenagem ao empresário tatuiano que faleceu vítima de câncer.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do vice-prefeito, Antônio Marcos de Abreu; e da deputada federal Simone Aparecida Curraladas dos Santos (MDB).

Também estiveram presentes: o presidente da Câmara Municipal, Cortez, e os vereadores Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD), Alex Leite Mota (União), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD) e Luiz Ricardo Trevisano (Solidariedade).

Ainda compareceram os secretários municipais: Fábio Almeida (Saúde), Amanda Simões de Abreu (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer) e Juliana Rosseto Leomil Mantovani (Planejamento e Gestão Pública).

Outros secretários presentes foram: Markus Henrique Tavares Gonsalves Silva (Administração e Negócios Jurídicos), Luis Donizetti Vaz Júnior (Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação) e Fabiana Grechi (Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal).

O evento contou, ainda, com a presença dos familiares do homenageado: Maria Amélia (esposa), Cláudia (filha), Lima (filho), Eliana (nora) e Gustavo (neto), além da equipe do núcleo e pacientes.

Durante a cerimônia, o prefeito comentou sobre a importância do espaço para a cidade e a região, destacando a “atuação exemplar” da Secretaria de Saúde e de todos os profissionais envolvidos no cuidado aos pacientes.

“Este núcleo é um orgulho para Tatuí e um exemplo para todo o Brasil. O trabalho realizado aqui reflete a nossa preocupação em oferecer não apenas cuidados médicos, mas também um atendimento humanizado e acolhedor para cada paciente que passa por este processo tão desafiador”, afirmou Cardoso Júnior.

Já a deputada Simone relatou ser uma “causa muito nobre”: “Eu não passei, graças a Deus, por essa dor, mas, como homens e mulheres de fé, nós entendemos a importância.”
De acordo com ela, quando a pessoa recebe o diagnóstico, pensa “para onde vai, o que fará, a quem recorrerá e como será daqui para frente”.

“Quando o município se coloca à disposição dessa acolhida, desse direcionamento por toda a equipe, por toda a coordenação, é um diferencial muito grande, é uma gestão humanizada”, afirmou.

Sobre o Núcleo

Desde a inauguração, em 2023, o núcleo atendeu 1.174 tatuianos diagnosticados com câncer, que realizam tratamento contra a doença em hospitais de Sorocaba, Itapeva, Jaú e Botucatu.

Nesse espaço, os pacientes passaram por mais de 10 mil consultas em diversas especialidades, como médico, nutricionista, psicólogo e dentista.

Segundo a diretora estratégica e cirurgiã-dentista do núcleo, Michele de Fátima Tavares Ramos, o diagnóstico e o tratamento do câncer “costumam ser momentos de grande fragilidade emocional para o paciente”.

“Um acolhimento humanizado, o tratamento por profissionais especializados na área e o cuidado com a saúde mental impactam de forma positiva não só a vida do paciente, como também o seu tratamento”, afirma.

Ainda de acordo com a diretora, o núcleo, juntamente com a psicóloga da unidade, está desenvolvendo um projeto que visa realizar, mensalmente, sessões de terapia em grupo para familiares.

Segundo ela, a doença impacta toda a família, gerando medo, ansiedade, tristeza e até esgotamento, e a psicoterapia ajuda os familiares a lidarem com esses sentimentos, evitando a sobrecarga emocional.
“Quando os familiares estão emocionalmente equilibrados, conseguem oferecer um suporte mais efetivo e acolhedor ao paciente, o que é fundamental durante o tratamento”, destaca Michele.

“As consultas psicológicas auxiliam os cuidadores a se comunicarem melhor entre si e com o paciente, o que evita conflitos, mal-entendidos e contribui para um ambiente mais harmonioso”, relata.

“O acompanhamento psicológico pode prevenir ou tratar sintomas de depressão, ansiedade ou síndrome do cuidador, comuns em quem acompanha de perto o tratamento oncológico”, complementa.
A cirurgiã-dentista também comenta que, além desses atendimentos, os pacientes recebem acolhimento humanizado, têm acesso a medicamentos específicos, a medicamentos disponíveis na rede de atenção básica e a insumos (fraldas, leite etc.), mediante prescrição médica. O local conta, ainda, com ambulatório de enfermagem e assistência social.

“Com o objetivo de aumentar a autoestima das nossas pacientes, temos à disposição delas, para empréstimo, um banco de perucas, doadas gentilmente por um grupo de amigas da cidade de Tatuí”, comenta a diretora.

O núcleo também recebe doações de cabelos, que são encaminhadas para instituições da cidade de Jaú, responsáveis por confeccionar perucas e enviá-las às pacientes de hospitais oncológicos. Qualquer pessoa interessada em doar pode levar os cabelos ao local, que se encarrega da destinação às instituições.

O núcleo também agenda exames e viagens com a Frota Municipal, além de realizar encaminhamentos para a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu”, em Jaú.
“Vale mencionar, também, a participação ativa do Fusstat, que desenvolve oficinas artesanais para a criação de peças exclusivas para uso dos pacientes oncológicos, entre elas, almofadas pós-cirúrgicas, turbantes e porta-coletor de diurese”, finaliza a diretora.

O Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí atende pacientes oncológicos do município por demanda espontânea e também por encaminhamento das unidades de saúde. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3199-5493.

O homenageado

Lima nasceu em Conchas, em 1939. Passou parte da infância em Chapadinha, zona rural de Laranjal Paulista, e, aos nove anos, foi morar em Sorocaba.

Ficou órfão de pai aos 17 anos. Casou-se com a santa-cruzense Maria Amélia Negrão Dalmatti e teve quatro filhos (Marcelo, Cláudia, Daniela e Douglas), oito netos (Filipe, Fernanda, Carolina, Júlia, Marcella, Gustavo, Beatriz e Antoni) e três bisnetas (Elisa, Laura e Maria Flor).

Iniciou a carreira profissional na empresa multinacional Rhodia Merieux, como vendedor, indo morar em Presidente Prudente. No ano de 1978, saiu da Rhodia como diretor e fechou negócio com o empresário Clóvis dos Santos, comprando a empresa Calmag, em Tatuí.

De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, em Tatuí, “fez grandes amigos, foi convidado a participar do Lions Clube e conheceu outros irmãos da maçonaria”.

Em janeiro de 1980, tendo sido constituída — por meio de decreto municipal no mandato do prefeito Wanderley Bocchi — a Comdec (Comissão Municipal da Defesa Civil de Tatuí), Claudio Alves Lima foi eleito o primeiro presidente.

De forma voluntária, exerceu outros cargos na sociedade tatuiana até o final da vida. Participou ativamente do Zilia Futebol Clube, onde passava a maioria dos sábados “se divertindo com amigos, entre almoços, música e partidas de futebol”.

“No dia 19 de novembro de 2022, um sábado à tarde de partida de futebol, música e amigos, Claudio faleceu aos 83 anos”, encerra o comunicado do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui