
Cláudio Aldecir
E quantos já passaram pelo futebol, desde craques como treinadores ou até dirigentes.
O José Ferreira Pinto, chamado “Zé da Farmácia” que comandou nos anos 1960 e 1970 o Juventus da Moóca. O Zé Duarte fez fama no futebol de Campinas e que dirigiu até a seleção feminina brasileira. Zé Sergio, Zé Mário (diversos), Zé Maria, vários Zé Carlos e outros mais.
Em Tatuí já teve até um tal de “Zé FC”. Isso mesmo ! Só jogava quem tinha um José no nome.
E aqui vai uma ficha de um dos jogos do Zé FC, foi no dia 21 de fevereiro de 1988 e o resultado foi 4 a 3 para o Zé, evidentemente contra um time também de nome original, o Sucata. O quadro foi Zé Guilherme, Zé Dito, Zé Tonho, Zé Edson, Zé Luiz, Zé Eraldo, Zé Duardo, Zé Erasmo (na foto), Zé Flávio, Zé Ricardo e Zé Reinaldo. Também atuaram Zé Celso e Zé Conhaque. Zé Erasmo fez 2 gols, Zé Duardo e Zé Ricardo completaram. Para o Sucata anotaram Dunga, Tampinha e Zé Flávio (contra).
São as curiosidades e fatos inéditos do nosso futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade