
Da reportagem
A Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé de Tatuí” é uma realização conjunta da Basílica Nossa Senhora da Conceição e do Santuário Nossa Senhora de Fátima, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, do Departamento de Mobilidade Urbana, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur).
A rota foi iniciada em 2021 e está em sua sexta edição. No ano da criação, foram realizadas duas edições, a terceira, em 2022, a quarta, em 2023, e a quinta, em 2024.
De acordo com Rafael Halcsik Coutinho, turismólogo da prefeitura, as edições foram realizadas em datas especiais, como durante a 3ª Semana Municipal de Turismo, e também integrando a programação da tradicional Festa da Padroeira do município, “reforçando seu papel como importante manifestação de fé e atrativo turístico local”.
“A caminhada percorre aproximadamente 20 quilômetros, partindo da Basílica Nossa Senhora da Conceição até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, e tem se consolidado como uma tradição espiritual, cultural e turística no município”, complementa.
O turismólogo declara ter sentido um crescimento constante de participação da população ao longo dos anos. “A ‘Caminhada da Fé de Tatuí’ vem ganhando cada vez mais notoriedade, tanto entre os fiéis quanto no meio turístico. A rota oficial do trajeto já conta com mais de 15,5 mil visualizações no Google Maps, o que demonstra o interesse do público”, observa ele.
“Vale destacar que, além das edições organizadas anualmente, o percurso é contínuo e sinalizado, podendo ser realizado a qualquer momento por peregrinos e visitantes, o que fortalece ainda mais seu papel como importante atrativo de turismo religioso da região”, enfatiza.
A “Caminhada da Fé” tem atraído participantes de diversas cidades, recebendo visita de romeiros e visitantes de Sorocaba, Cesário Lange, Boituva, Paulínia, São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Campina do Monte Alegre, Itapetininga, Americana, Araras, Iperó e Ponta Grossa (Paraná).
“As visitas demonstram o alcance regional e até interestadual, reforçando o potencial do evento como importante atrativo do turismo religioso em Tatuí”, acentua Coutinho.
De acordo com o turismólogo, eventos anuais como a “Caminhada da Fé de Tatuí” são fundamentais para o fortalecimento do turismo no município, especialmente no segmento religioso, que movimenta milhares de pessoas no Brasil.
“Eles contribuem diretamente para o aumento do fluxo de visitantes, a divulgação do nome da cidade e o estímulo à economia local, beneficiando comércios, serviços e a rede de hospitalidade”, comentou.
“Além disso, iniciativas como essa somam pontos importantes na busca pela elevação de Tatuí à categoria de estância turística, conforme os critérios técnicos estabelecidos pela legislação estadual”, relatou.
A iniciativa da “Caminhada da Fé” surgiu em 2021, a partir de projeto elaborado por colaboradores da então Igreja e Santuário Nossa Senhora da Conceição, com apoio da prefeitura, que contribuiu com a estruturação do trajeto, implantando placas indicativas em todo o percurso e permitindo que ele seja realizado de forma autoguiada a qualquer momento do ano.
Conforme Coutinho, a proposta nasceu “do desejo de valorizar o turismo religioso, promover uma experiência de fé e conexão espiritual, além de explorar o potencial histórico, cultural e natural do município”.
A “Caminhada da Fé” consta no calendário da Agenda Viva SP: https://agendavivasp.com.br/cultural-events/event/67f4201faa6c898c2d1b2666.
Nova edição
A sexta edição da “Caminhada da Fe” acontece neste sábado, 19, junto à Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé”, em percurso de aproximadamente 20 quilômetros.
A saída está marcada para as 5h, em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição, com destino ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no bairro Santuário, zona rural do município.
A organização orienta que os participantes estejam preparados para o trajeto, utilizando roupas e calçados confortáveis, além de boné, chapéu ou viseira e protetor solar, itens essenciais para garantir uma caminhada segura e agradável.
Também é recomendado levar mochilas pequenas com garrafa de água e alimentos leves, como frutas, pães ou bolachas.
Os participantes poderão solicitar o certificado oficial de peregrinação da rota. Para isso, é necessário preencher um formulário de inscrição, disponível via QR Code e fixado na placa informativa em frente à Basílica.
Após a caminhada, é preciso enviar três fotos tipo selfie: uma no início, outra no meio e a terceira no fim do percurso, como forma de comprovação da participação completa
Trajeto
O trajeto, que tem a duração aproximada de cinco horas, passa pela travessa dos Pracinhas, descendo a rua 15 de Novembro até a rodoviária e segue pela avenida Firmo Vieira de Camargo até o supermercado São Roque.
Depois, sobe a rua Francisco Pereira de Almeida, que passa em frente ao asilo. O trajeto continua pela rua 7 de Setembro até a rua Licínio Alves da Cruz, passando pela Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Da rua Antônio Tricta Junior, segue até a Chiquinha Rodrigues, que dá acesso à ponte do Jardim Lírio, terminando, assim, o percurso urbano da “Caminhada da Fé”.
Já na estrada Vicinal “Moisés Martins” (estrada da Americana), o caminho segue até a Capela de São João do Bemfica e à represa do bairro Americana. De lá, os peregrinos percorrem estradas de terra até a entrada da estrada que liga Tatuí a Iperó, seguindo pelo bairro dos Mirandas até o santuário.