Divulgação
Apresentações da Big Band do Conservatório serão realizadas com o grupo convidado especial Angudadá
O Conservatório de Tatuí sedia cinco apresentações de concerto especial para crianças na próxima semana. Os concertos serão na terça-feira, 21, e quarta-feira, 22, às 10h e 14h; e na quinta-feira, 23, às 20h30. A entrada é gratuita.
Para as apresentações especiais, a Big Band do Conservatório de Tatuí convidou o grupo Angudadá, criado especialmente para facilitar o acesso de crianças à música. Coordenado por Duda Larson, o grupo é também integrado por Carol Ladeira e Eduardo Klebis.
No programa, estão obras especialmente compostas e arranjadas por Duda Larson. São elas: “Andar de Trem”, “Dragão”, “O Rouxinol”, “Sol e Chuva”, “Ninja”, “Alma Irmã”, “Macacada”, “Polvo Paul”, “O Leão” e “O Tear”.
Escolas e grupos podem reservar ingressos gratuitamente pelo e-mail estela.vieira@conservatoriodetatui.org.br ou pelo telefone 3205-8432.
O Angudadá foi criado com objetivos de compartilhar com as crianças músicas diferentes das veiculadas pela “grande mídia”, caminhando no limiar entre o artístico, o poético e o entretenimento.
“Quer estimular a fruição estética, que não passa pela funcionalização da arte, muitas vezes, buscado ao se compor para a infância e encorajar a experimentação e a inventividade, contribuindo para uma educação infantil mais ampla e criativa”, afirma Duda Larson, coordenador, compositor e arranjador do grupo.
Partindo do questionamento sobre o acesso e a formação poético-musical das crianças, o grupo foi criado por músicos, educadores e produtores culturais. A missão é proporcionar o contato dos pequenos com repertório original composto por elementos significativos do universo infantil, das culturas brasileiras e do mundo e dos avanços estéticos na música, na poesia e em outras artes.
O convite da Big Band do Conservatório de Tatuí surgiu a partir do projeto de realizar concertos didáticos, de forma a incentivar a comunidade a acompanhar apresentações de música instrumental. Os concertos serão realizados de forma lúdica, com participação de cantores/atores.
O coordenador do grupo trabalha, principalmente, com a produção de trilhas sonoras para filmes, animações e games. É formado em música pela Unicamp (Universidade de Campinas) e em composição na Universidade de Liverpool.
Também integram o grupo Carol Ladeira (cantora e educadora) e Eduardo Klebis (artista, professor, poeta e cantador).
A Big Band do Conservatório de Tatuí faz a primeira apresentação ao lado do grupo Angudadá, sob coordenação de Celso Veagnoli. Criada no ano de 1975, ela objetivava propiciar aos alunos a prática de big band, apresentando repertório tradicional para esse tipo de formação.
O corpo musical do Conservatório de Tatuí ultrapassou fronteiras no ano de 2005, quando realizou sua primeira apresentação internacional, em Assunção, no Paraguai. Em 2006 lançou o CD “Big Band SamJazz – 30 anos”.
Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental com compromisso de qualidade. Para tanto, recebe convidados especiais e se apresenta ao lado dos mais importantes instrumentistas.
Dentre eles, estão: Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Vittor Santos, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Nelson Faria, Maestro Branco, Mario Campos, Ademir Jr, Marcelo Coelho, Rafael Rocha, Moisés Alves.
O grupo também já tocou com músicos norte-americanos, igualmente consagrados, como: Rex Richardson, Adam Rapa e Daniel Barry (trompetistas) e Miles Osland (saxofonista).
Tem como destaque projetos, como: o concerto didático “A trajetória das Big Bands no Brasil”, assistido por 1300 crianças da rede pública de ensino, e o concerto “Eruditos para Big Band”, no qual foram executadas obras escritas originalmente para big band, assinadas pelos compositores clássicos Leonard Bernstein, Igor Stravinsky, Edmundo Villani Cortes e Guerra-Peixe; além de adaptações para big band de obras de Heitor Villa-Lobos.