
Da redação
Neste domingo de Ramos, 13, às 9h, o documentário “Caminho da Fé de Tatuí”, dirigido por Gabriel Vanin, estreia no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, no YouTube (https://bit.ly/3YisWqT).
O documentário apresenta a história da caminhada, uma iniciativa de quatro moradores da cidade que, ao se prepararem para a tradicional peregrinação a Aparecida (SP), decidiram criar um trajeto local para os fiéis.
Assim nasceu o “Caminho da Fé de Tatuí”, com ponto de partida da mais recente basílica do Brasil: o Santuário Nossa Senhora da Conceição. “Elevado à condição de basílica menor em 2022, o templo se tornou um dos principais pontos de turismo religioso do estado de São Paulo”, afirma a assessoria de comunicação da prefeitura.
A caminhada, batizada em 2024 pelo atual pároco Rogério Pereira como a “caminhada da fé e da esperança”, é um dos grandes atrativos turísticos ligados à basílica.
O trajeto percorre mais de 20 quilômetros e tem como destino o Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro dos Mirandas, zona rural de Tatuí.
Na produção audiovisual, “o público tem acesso a relatos emocionantes de peregrinos que fizeram o percurso e compartilharam suas experiências de fé e superação”, aponta a assessoria.
O documentário também resgata memórias sobre a idealização da caminhada, com depoimentos dos idealizadores e do pároco da época, revelando curiosidades sobre a criação dessa tradição da comunidade tatuiana.
A iniciativa foi contemplada pelo Edital de Cultura 02/2023 “Carlos Ribeiro – Seleção e Premiação de Propostas de Circulação de Trabalhos Artísticos, exceto Música”, da prefeitura de Tatuí.